De 2017 a 2024, a gestão municipal do Crato promoveu avanços significativos na Atenção Primária à Saúde. Com planejamento estratégico e investimentos expressivos, o Crato garantiu mais acesso, qualidade e estrutura para atender às demandas crescentes da população.
"Um dos principais destaques foi o aumento no número de equipes de Saúde da Família (ESFs). Em 2017, apenas 14 das 32 Equipes de Saúde da Família estavam funcionando, e ampliamos para 46 equipes atuando integralmente, garantindo maior acesso e qualidade no atendimento. Essas equipes desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, oferecendo cuidados próximos da realidade de cada comunidade", explica Marina Feitosa.
Além disso, as equipes de Saúde Bucal também foram fortalecidas, passando de 28 para 34. Essa ampliação assegura um atendimento odontológico mais amplo, beneficiando milhares de cidadãos com serviços de qualidade. A oferta de especialidades médicas também cresceu, de 17 para mais de 30, assegurando cuidado especializado mais abrangente.
Nos últimos oito anos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passaram por manutenção predial, garantindo ambientes mais adequados e confortáveis para o atendimento à população. As melhorias foram acompanhadas da construção de novas UBS, que ampliaram a cobertura dos serviços básicos de saúde, como a Edite Mariano (Zacarias Gonçalves), Marinila Munguba Calderaro (Palmeiral), Muriti e Nossa Senhora de Fátima. Adicionalmente, foram implantadas duas novas unidades, a UBS Dr. Ailton Esmeraldo (Centro), nas dependências do curso de Medicina da URCA, e Pedro Simão, na Serra de Santa Fé.
Essas unidades têm ampliado a acessibilidade e atendimento de saúde a regiões que antes sofriam com a falta de cobertura. "Investimos na construção e reforma de unidades de saúde, e, como resultado, melhoramos indicadores fundamentais, como a redução da mortalidade infantil e a ampliação da cobertura de atenção básica, consolidando um legado de compromisso com a saúde e o bem-estar da população cratense", comentou a gestora da pasta.
Investimentos
Os investimentos na saúde pública reforçam o Crato como modelo de gestão no interior do Ceará. Com mais unidades, equipes qualificadas e uma estrutura renovada, o município dá passos decisivos para garantir o direito à saúde, com qualidade e dignidade, para todos os seus cidadãos.
Já na área da Atenção Hospitalar, o Crato saiu de 18 leitos de UTI para 60 leitos, incluindo pediátrica e neonatal. "Conseguimos ampliar as habilitações hospitalares, melhorando o investimento e o custeio dos nossos hospitais. Outra melhoria significativa foi na valorização do profissional de saúde. Nos últimos oito anos não registramos greve de profissionais", finaliza Feitosa.