Iniciada a montagem do maior monumento em louvor à Nossa Senhora de Fátima, do Brasil, que terá 51 metros, no Crato. A base foi reestruturada e já recebe a primeira peça da parte da nuvem, içada por um guindaste e com o auxílio de operários. Ainda na noite de ontem, às 21h38, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, através de live, divulgou emocionado o início dos trabalhos para o encaixe das peças.
Desde a semana passada que o antigo monumento começou a ser desmontado, com acompanhamento técnico e do próprio escultor, Ranilson Viana, da cidade de Petrolina. Ele disse que no máximo em 15 dias toda a escultura estará montada. A maior intercorrência encontrada até o momento foi na desmontagem da coroa, já que no interior do monumento havia marimbondos. O vento também tem sido intenso e tem fortalecido os cuidados para o trabalho, principalmente relacionado à segurança.
O prefeito Zé Ailton destacou o momento como um marco histórico. "Estamos no Horto de Nossa Senhora de Fátima, onde será iniciada a montagem do monumento que vai mudar a realidade do local. A primeira peça é a nuvem", disse o prefeito durante a live.
Ele lembrou que esse era um projeto antigo da sua gestão, de mudar a imagem, que já vinha tendo desgastes por conta do tempo, além das inadequações da moldagem, sendo motivo de muitas reclamações de fiéis e turistas. Uma das grandes dificuldades foi encontrar um escultor que fizesse a estátua aos moldes da imagem original de Fátima, também aprovada por religiosos da Diocese . "Esse é um momento de emoção, alegria e, acima de tudo, de devoção à Nossa Senhora", disse Zé Ailton.
A expectativa era de que monumento já tivesse sido finalizado, mas por conta das dificuldades para aquisição de insumos e material para a finalização das peças e também a própria moldagem, que envolve detalhes bem específicos e cuidadosos, houve atrasos. Mas segundo o escultor, a fase de montagem, apesar de muito cuidadosa, é a mais rápida de todo o processo. Ao ser finalizada a etapa de encaixe, será concluída a pintura da imagem, com as devidas correções, para que o novo monumento seja inaugurado com perfeição.