O rito oficial de diplomação dos novos eleitos para o executivo e legislativo do Município do Crato foi realizado na tarde desta terça-feira, 17, no auditório da Ordem dos Advogafos do Brasil - Subseção Crato.
A solenidade presididade pelo juiz eleitoral, Juraci de Sousa Junior, com a presença do promotor Thiago Marques Vieira, foi iniciada com a apresentação de um histórico do memorialista Huberto Cabral, que destacou o pioneirismo da comarca do Crato. Foram diplomados o prefeito eleito, André Barreto, o vice-prefeito, Francisco Leitão, e os 19 vereadores e suplentes.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a importância da solenidade que marca definitivamente esse momento eleitoral, consagrando a democracia e a escolha popular. Ele destacou o importante trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral no Crato para garantir a lisura do processo, diante de uma disputa acirrada.
Zé Ailton ainda fez menção aos processos eleitorais que não estiveram livres das fake news, da desinformação, e que o papel da justiça foi essencial para garantir o processo democrático.
Emocionado, o prefeito eleito André Barreto pontuou a grandeza da democracia em garantir processos que possibilitem aos cidadãos fazerem as escolhas de forma livre. Ele ressaltou a sua disposição em trabalhar pelo Crato nos próximos anos, garantindo as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.
O espaço da OAB teve os seus dois auditórios lotados, além de parte da plateia ter permanecido na área externa, onde dezenas de pessoas acompanharam a cerimônia. O juiz eleitoral passou a fazer as entregas dos diplomas após assinatura.