Institucional

Prefeitura Municipal do Crato

André Barreto Esmeraldo

Prefeito(a)

Francisco Leitão Moura

Vice-prefeito(a)

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município Mais informações
Maria Agueda Brito Leite Duarte

Secretário(a)

Palácio Alexandre Arraes Largo Júlio Saraiva , Nº S/N - Centro - CEP: 63.100-347

08h às 17h

controladoria@crato.ce.gov.br

Departamento Municipal de Trânsito Mais informações
Ricardo Regis da Silva Nascimento

Secretário(a)

Av. Perimetral Dom Francisco , Nº S/N - São Miguel - CEP: 63.122-440

de Segunda A Sexta As 08:00 Hs à 17:00 Hs

(88) 9.9372-9281

demutran@crato.ce.gov.br

Escola de Gestão Pública Municipal Mais informações
Larissa Cavalcante Bezerra Cardoso

Secretário(a)

Palácio Alexandre Arrais , Nº SN - Largo Júlio Saraiva

8h às 17h

egp.cratoce@gmail.com

Fundação José Alves de Figueiredo Filho Mais informações

Palácio Alexandre Arrais , Nº SN - Largo Júlio Saraiva

de Segunda A Sexta As 08:00 Hs à 17:00 Hs

egp.cratoce@gmail.com

Fundo de Previdência Social do Municipio do Crato Mais informações
Ingride Feitosa Siebra de Holanda

Secretário(a)

Av. Maria Maildes de Siqueira , Nº 664 - Alto da Penha - CEP: 63.104-128

8h às 17h

(88) .2156-2394

previcrato@previcrato.com.br

Fundo Municipal de Iluminação Pública Mais informações

Av. Maria Maildes de Siqueira , Nº 664 - Alto da Penha - CEP: 63.104-128

de Segunda A Sexta As 08:00 Hs à 17:00 Hs

(88) .2156-2394

previcrato@previcrato.com.br

Gabinete do Prefeito Mais informações

Palácio Alexandre Arraes, Largo Júlio Saraiva , Nº S/N - Centro - CEP: 63.100-347

8h às 17h

gabprefeito@crato.ce.gov.br

Procuradoria Geral do Município Mais informações
Fabiano Sales

Secretário(a)

Palácio Alexandre Arraes Largo Júlio Saraiva , Nº SN - Centro - CEP: 63.100-347

8h às 17h

procuradoria@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania Mais informações
Rondinele dos Santos Brasil

Secretário(a)

Av. Perimetral Dom Francisco , Nº SN - São Miguel - CEP: 63.122-375

8h às 17h

(88) 9.9441-2212

sasc.crato.ce@gmail.com

Secretaria Municipal de Cultura Mais informações
Maria Fabiana Gomes Vieira

Secretário(a)

Centro Cultural do Araripe, Largo da Rffsa , Nº SN - Centro - CEP: 63.100-140

8h às 17h

(88) 0.3523-2365

cultura@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Mais informações

Rua Dr. Miguel Lima Verde , Nº 562 - Centro - CEP: 63.100-380

8h às 17h

smdett@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos Mais informações
Antonia Julliana Sarafim Bezerra

Secretário(a)

Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti , Nº SN - Pimenta - CEP: 63.106-085

8h às 17h

desenvolvimento.agrario@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Direitos Humanos Mais informações
Zuleide Fernandes de Queiroz

Secretário(a)

Rua Jose Carvalho , Nº 348 - Centro - CEP: 63.100-020

8h às 17h

direitos.humanos@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Educação Mais informações
Neyla Cyrce Brito Falcao Cavalcanti

Secretário(a)

Rua Teodorico Teles Neto , Nº S/N - Mirandão - CEP: 63.125-220

8h às 17h

(88) 0.3523-1050

educacao@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Esporte e Juventude Mais informações
Eudiane Fulgencio Pinheiro

Secretário(a)

Av. Teodorico Teles Neto , Nº SN - Mirandão - CEP: 63.125-220

8h às 17h

(88) 0.3586-8000

sesporte.crato@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Finanças Mais informações

Palácio Alexandre Arraes , Nº SN - Largo Júlio Saraiva - CEP: 63.100-347

8h às 17h

sefin@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Infraestrutura Mais informações
Lucas Maximino Cruz Silva

Secretário(a)

Rua Dom Pedro Ii , Nº 203 - Centro - CEP: 63.100-005

8h às 17h

seinfra@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima Mais informações
George Erico de Alencar Braga Borges

Secretário(a)

Rua Coronel Secundo , Nº 255 - Centro - CEP: 63.100-345

8h às 17h

(88) 9.8236-6073

gab.meioambiente@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Mais informações
Isabela Kristina Ferreira de Freitas

Secretário(a)

Palácio Alexandre Arraes , Nº SN - Largo Júlio Saraiva - CEP: 63.100-347

8h às 17h

planejamento.gestao@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Saúde Mais informações
Sheyla Martins Alves Francelino

Secretário(a)

Rua Sete de Setembro , Nº 150 - São Miguel - CEP: 63.122-420

7h30 às 16h30

(88) 0.3586-8000

saude@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Segurança Pública Mais informações
Francisco Leitão Moura

Secretário(a)

Avenida Perimetral Dom Francisco , Nº 220 - São Miguel - CEP: 63.122-375

8h às 17h

ssp@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Conservação Mais informações
Marconde Leite Nascimento

Secretário(a)

Rua José Carvalho , Nº 340 - Centro - CEP: 63.100-020

8h às 17h

(88) 0.3523-1692

servicospublicos@crato.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo Mais informações
Luis Carlos Duarte Sobreira Saraiva

Secretário(a)

Palácio Alexandre Arraes , Nº SN - Largo Júlio Saraiva - CEP: 63.100-347

8h às 17h

setur.crato@gmail.com

  • PREFEITURA
    • CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO
    • ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
    • FUNDAÇÃO JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO FILHO
    • FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DO CRATO
    • FUNDO MUNICIPAL DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
    • GABINETE DO PREFEITO
    • PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS E CONSERVAÇÃO
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

A realização do controle interno das atividades de administração financeira, patrimonial, orçamentária e contábil dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, bem como dos fundos municipais e dos convênios firmados com entidades que recebem subvenções ou outras transferências à conta do orçamento municipal no que se refere à legalidade, legitimidade e economicidade;

A programação, coordenação, acompanhamento e avaliação das ações setoriais, através da realização de inspeções e de auditorias, e proposição de aplicação de sanções, conforme legislação vigente, a gestores e agentes inadimplentes;

A apuração de denúncias relativas a irregularidades ou ilegalidades praticadas em órgão ou entidade da Administração, dando ciência ao Prefeito Municipal, ao interessado e ao titular do órgão ou autoridade equivalente, sob pena de responsabilidade solidária;

A auditoria nos diversos segmentos da Administração Municipal, direta e indireta, nas entidades públicas ou privadas que recebam, a qualquer título, recursos financeiros do Município;

A comprovação da legalidade e avaliação da eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Municipal e da aplicação de recursos públicos por entidades da iniciativa privada;

A auditoria da folha de pagamento dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta;

A verificação da regularidade de processos de licitação pública;

A fiscalização sobre a observância dos limites e condições estabelecidos na legislação pertinente, especialmente a Lei de Responsabilidade Fiscal;

A proposição de normas e procedimentos para prevenir fraudes, erros, falhas ou omissões na execução orçamentária e financeira;

O zelo e a ação para fazer cumprir a Política Municipal de Transparência, acesso aos cidadãos às informações e ética na Administração Pública;

O recebimento de denúncia e reclamações sobre o atendimento dos serviços públicos, bem como o encaminhamento para solução junto aos órgãos competentes e respectivo acompanhamento;

Expedir recomendações aos servidores públicos dos órgãos da Administração Municipal, quando se fizer necessário;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Sem competências até o momento.

Sem competências até o momento.

Sem competências até o momento.

Sem competências até o momento.

Sem competências até o momento.

A representação judicial e extrajudicial do Município, a consultoria e a assessoria jurídica aos órgãos e entidades integrantes da estrutura da Administração Municipal, bem como a emissão de pareceres, normativos ou não, para fixar a interpretação de leis ou atos administrativos;

A orientação na elaboração de projetos de lei, decretos e outros atos normativos de competência do Chefe do Poder Executivo Municipal ou dos Secretários Municipais;

O acompanhamento e o controle das ações cuja representação judicial do Município tenha sido conferida a terceiros;

A defesa, em juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, dos atos e prerrogativas do Chefe do Poder Executivo Municipal e a representação judicial do Município e de suas entidades de Direito Público;

A elaboração de minutas de correspondências ou documentos para prestar informações ao Judiciário em mandados de segurança impetrados contra ato do Chefe do Poder Executivo Municipal e de outras autoridades que forem indicadas em norma regulamentar;

A proposição ao Chefe do Poder Executivo Municipal de encaminhamento de representação para a declaração de inconstitucionalidade de atos normativos e a elaboração da correspondente petição e das informações que devam ser prestadas;

A proposição de atos de natureza geral e medidas de caráter jurídico que visem proteger o patrimônio público e a manifestação sobre providências de ordem administrativa e jurídica aconselhadas pelo interesse público;

A defesa dos interesses do Município junto aos contenciosos administrativos;

A proposição de medidas para uniformização da jurisprudência administrativa e representação extrajudicial do Município do Crato em matérias relativas a contratos, acordos e convênios, bem como exame e aprovação de minutas dos editais de licitações e a devida manifestação sobre quaisquer matérias referentes às licitações públicas promovidas pelos órgãos da Administração Direta e pelas Autarquias, se necessário;

A manifestação prévia com referência ao cumprimento de decisões judiciais e nos pedidos de extensão de julgados, relacionados com a Administração Direta;

A manifestação, sempre que solicitada, em processo administrativo disciplinar ou outros em que haja questão judicial que exija orientação jurídica como condição de seu prosseguimento;

A representação às autoridades sobre as providências de ordem jurídica reclamadas pelo interesse do Município e pela aplicação das leis vigentes;

A colaboração com as autoridades no controle da legalidade no âmbito do Poder Executivo Municipal;

A proposição da declaração de nulidade ou a revogação de quaisquer atos administrativos contrários ao interesse público;

A análise de processos administrativos e emissão de parecer jurídico sobre benefícios, direitos, vantagens, deveres e obrigações dos servidores públicos da Administração Direta, que não forem de competência específica dos órgãos que integram a Administração Municipal;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Promover o planejamento e fomento das atividades culturais com uma visão ampla e integrada, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento do Município;

Valorizar todas as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social da Cidade do Crato;

Preservar e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial da Cidade do Crato;

Pesquisar, registrar, classificar, organizar e expor ao público a documentação e os acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do Município;

Promover intercâmbio cultural nos âmbitos regional, nacional e internacional;

Fortalecer o sistema de incentivo à Cultura e promover ações de fomento ao desenvolvimento da produção cultural no âmbito do Município;

Democratizar os equipamentos, as ações e os eventos culturais, democratizando o acesso aos bens culturais;

Estruturar e realizar cursos de formação e qualificação profissional, em especial nas áreas de criação, produção e gestão cultural;

Estruturar o calendário dos eventos culturais da Cidade do Crato;

Elaborar estudos específicos para a identificação de cadeias produtivas da cultura para, em articulação com outros órgãos municipais, traçar políticas de desenvolvimento voltadas aos envolvidos no processo da produção cultural;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Administrar o patrimônio histórico, artístico e cultural do município, apoiar os artistas de forma geral, coordenar a participação do município nos festejos de caráter popular, incentivar e apoiar as tradições folclóricas, os folguedos e o patrimônio imaterial do município;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Sem competências até o momento.

A Formulação, planejamento, organização, controle e implementação da política educacional do Município, fundamentada nos objetivos de desenvolvimento político e social das comunidades, e a concretização do processo educacional de forma democrática e participativa, destacando a função social da escola na formação e transformação do cidadão, em harmonia com o Conselho Municipal de Educação;

A elaboração e implementação de programas, projetos e atividades educacionais, com atuação prioritária no ensino fundamental e préescolar;

A integração das ações do Município visando à erradicação do analfabetismo, à melhoria da qualidade do ensino e à valorização dos profissionais de educação;

A administração e a execução das atividades de educação especial, infantil e fundamental, por intermédio das suas unidades orgânicas e da Rede Municipal de Ensino;

O acompanhamento e o controle da aplicação dos recursos financeiros de custeio e investimento no sistema e no processo educacional do Município, para fins de avaliação e verificação do cumprimento das obrigações constitucionais;

Gerir os recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, destinados à educação, por meio do Fundo Municipal de Educação, tendo como referência a Política Municipal de Educação e os Planos Nacional e Municipal de Educação;

O diagnóstico permanente, quantitativo e qualitativo, das características e qualificações do magistério, da população estudantil e da atuação das unidades escolares e sua compatibilidade com as demandas identificadas;

A coordenação, a supervisão e o controle das ações do Município relativas ao cumprimento das determinações constitucionais referentes à educação, visando à preservação dos valores regionais e locais;

A promoção e o incentivo à qualificação e capacitação dos profissionais que atuam nos ambientes educacionais do Município;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Planejar e coordenar o apoio e a execução de atividades esportivas e de lazer, promovendo a humanização da vida urbana e a integração da comunidade;

Planejar e coordenar projetos e programas de desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer;

Promover o incentivo à prática esportiva pela população;

Contribuir para a manutenção e ampliação de áreas públicas para prática esportiva e lazer;

Coordenar as atividades de educação esportiva da população;

Desenvolver, promover, divulgar e controlar as atividades esportivas nos centros de lazer do Município, estimulando o hábito de esporte de massa na comunidade;

Promover a manutenção e construção de equipamentos esportivos do Município;

Proceder à cessão, concessão, permissão ou autorização, mediante o cumprimento das formalidades legais, dos aparelhos que administra para a realização de festivais e certames de caráter cívico, filantrópico, social ou artístico, bem como para as competições desportivas oficiais;

Vincular suas ações com vistas a atrair eventos esportivos nacionais para a sua realização no município, cuidando da imagem de organização, responsabilidade, probidade e zelo para com os deveres do Município;

Promover, de forma permanente, o esporte e o lazer no nível da Administração Municipal, permeando e institucionalizando as ações inerentes à sua área de atuação, conforme previstas nas Legislações Federal, Estadual e Municipal;

Apoiar e estimular projetos de esporte e lazer que visem atender às necessidades das Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD);

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Sem competências até o momento.

Formular, executar e avaliar a Política Municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal, com o Plano Diretor Urbano e com a legislação vigente;

Coordenar e prestar apoio técnico-administrativo aos órgãos colegiados afins a área de atuação da Secretaria;

Controlar e fiscalizar a execução, direta ou indiretamente, dos projetos de construção e manutenção de obras da Administração Municipal sob sua responsabilidade técnica;

Executar e avaliar planos, programas e projetos de melhoria e expansão da rede viária do Município;

Realizar ações de captação de recursos, que permitam a viabilização do financiamento dos programas e ações dentro de sua competência e atribuições definidas nesta Lei Municipal;

Acompanhar e controlar a execução de contratos e convênios celebrados pelo Município, na sua área de competência;

Acompanhar, controlar e executar os serviços de manutenção da iluminação pública;

Gerir os recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Executar, em articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as políticas de habitação e saneamento;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas e/ou correlatas.

Sem competências até o momento.

A formulação de políticas de saúde, de acordo com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde;

A coordenação, supervisão e execução de programas, projetos, atividades e ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde, em articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, iniciativa privada, universidades e entidades afins;

A gestão do Fundo Municipal de Saúde, de acordo com a sua Lei de criação, incluindo o planejamento, a coordenação e a execução das atividades orçamentárias, financeiras e contábeis, sob fiscalização do Conselho Municipal de Saúde;

A prestação de serviços de saúde à população no que tange à prevenção de doenças e à promoção da saúde coletiva, com foco em seu caráter educativo, curativo, reabilitador e de urgência e emergência;

A execução de atividades integradas de assistência, prevenção e vigilância alimentar e nutricional, epidemiológica, sanitária e ambiental, respeitando as suas especificidades;

A implementação e fiscalização de políticas relativas à saúde pública e de controle de vetores de doenças e zoonoses, em articulação com outros órgãos públicos;

A implantação da Política de Humanização do Atendimento, em caráter permanente, nos serviços de saúde;

A regulação, controle, avaliação e auditoria dos prestadores de serviços hospitalares e ambulatoriais contratualizados com o Sistema Único de Saúde;

O planejamento, controle e garantia do suprimento de medicamentos e insumos necessários à assistência farmacêutica, em conformidade com a política nacional e diretrizes do Sistema Único de Saúde;

A prestação do suporte técnico e administrativo ao Conselho Municipal de Saúde;

A viabilização de canal de comunicação que possibilite avaliação e redirecionamento das atividades desenvolvidas pelo sistema de saúde municipal;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Planejar, operacionalizar e executar, por meio da Guarda Civil Metropolitana do Crato, ações voltadas à defesa e à segurança social, dentro de seus limites de competência;

A proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município;

A execução de ações e procedimentos de fiscalização, engenharia, sinalização e a coleta de dados estatísticos de trânsito, por meio do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, competindo-lhe, ainda, a aplicação de penalidades e outras medidas administrativas;

Planejar, coordenar e executar as ações de proteção e defesa civil municipal;

O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;

Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.

Sem competências até o momento.

LEI MUNICIPAL: 4.260/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Denomina de Rua Fatinha de Chico Paulo, a artéria conhecida como Rua Projetada 01, localizada no Loteamento Sol Nascente, no Bairro Vi-la Lobo, no Município do Crato, e [...]

LEI MUNICIPAL: 4.259/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Denomina de RUA MARIA LUZANIRA DO NASCIMENTO, umas das artérias do Bairro Sossego, no Municí-pio do Crato e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.258/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Torna oficial a denominação da Rua A8, umas das artérias do Vale do Amanhecer, no Município do Crato e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.257/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar Emenda Impositiva do Vereador Adil Sam-paio e dá outras providência [...]

LEI MUNICIPAL: 4.256/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Denomina de RUA RAIMUNDO SABINO PEIXOTO, umas das artérias do Bairro Sossego, no Muni-cípio do Crato e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.255/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Denomina de RUA CASI-MIRO GOMES DE SOUZA, umas das artérias do Bairro Sossego, no Municí-pio do Crato e adota outras providên-cias.

LEI MUNICIPAL: 4.254/2025 23/01/2025

23/01/2025

EMENTA: Denomina de RUA NOSSA SENHORA DO SILÊNCIO, umas das ar-térias do Bairro Sossego, no Município do Crato e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.253/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Denomina de RUA MARIA EZI-TA PEREIRA, uma das artérias do Bairro Sos-sego, no Município do Crato, e adota outras pro-vidências.

LEI MUNICIPAL: 4.252/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Denomina de Quadra Maria Leoneide de Alencar Valdivino Bezerra, a quadra da Escola Ensino Fundamental Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, no Município do Crato, e adota [...]

LEI MUNICIPAL: 4.251/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Denomina de "Praça da Bíblia", a praça popularmente conhecida como Praça do De-tran, localizada no Bairro São Miguel, no Municí-pio do Crato, e adota outras providê [...]

LEI MUNICIPAL: 4.250/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Denomina de Rodovia Maria Olga de Sousa Brasil, a antiga via de acesso ao Sítio Pal-meirinha dos Vilar, uma das artérias do Distrito de Ponta Serra, no Município do Cra [...]

LEI MUNICIPAL: 4.249/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Institui o evento Dezembro Verme-lho e o inclui no Calendário Oficial do Município do Crato, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.248/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis (celulares e similares) nas salas de aula dos estabelecimentos de educação básica no Mu-nicípio do Crato, e dá outr [...]

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: 4.247/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Institui a Estrutura Organizacional do Poder Executivo do Município do Crato, Es-tado do Ceará, e dá outras providencias.

LEI MUNICIPAL: 4.246/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Altera o Art. 3º, da Lei Municipal nº 3.259, de 11 de abril de 2017, que dispõe sobre autorização para o Município do Crato - CE realizar Chamamento Público, nos te [...]

LEI MUNICIPAL: 4.245/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Reabre o prazo previsto no Art. 4º, da Lei Municipal nº 3.511, de 21 de dezembro de 2018, e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.242/2024 17/12/2024

17/12/2024

EMENTA: Tornam oficiais as denominações das artérias – Rua Maria Luiza Piancó, Travessa Maria Luiza Piancó e Rua Relva Maria Luiza Piancó, lo-calizadas no Bairro Grangeiro, [...]

LEI MUNICIPAL: 4.241/2024 17/12/2024

17/12/2024

EMENTA: Dispõe sobre a autorização para ex-ploração do transporte urbano na cidade do Crato por cooperativa de transporte alternativo, e adota outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.240/2024 12/12/2024

12/12/2024

EMENTA: Regulamenta as normas gerais do ser-viço de transporte individual de passageiro – Lei Fernandes José dos Santos (Zé Lameiro), quanto a legislação do sistema de táxi [...]

LEI MUNICIPAL: 4.239/2024 28/11/2024

28/11/2024

EMENTA: Autoriza o Poder Executivo a fa-zer doação que indica, e adota outras providên-cias.

LEI MUNICIPAL: 4.238/2024 26/11/2024

26/11/2024

Denomina de Rua Maria Gleciane Saraiva Taveira, a artéria localizada no Bairro Grangeiro, município do Crato e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.237/2024 26/11/2024

26/11/2024

Denomina artérias, localizadas do Bairro Lameiro, município do Crato e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.236/2024 26/11/2024

26/11/2024

Institui o "Programa Educação Do Trânsito", nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Crato-CE e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.235/2024 26/11/2024

26/11/2024

Dispõe sobre a REGULAMENTAÇÃO DO PROJETO CRATO EM MOVIMENTO, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.234/2024 26/11/2024

26/11/2024

Dispõe sobre aplicação no Município do Crato, da Lei Federal n° 13.913, de 25 de novembro de 2019, que trata do novo regramento de ocupação da faixa não edificável da Rod [...]

LEI MUNICIPAL: 4.233/2024 26/11/2024

26/11/2024

Torna oficial a denominação da Rua Raimundo Simião de Brito, a artéria conhecida como Rua Monsenhor Tavares, localizada no Bairro Centro, no município do Crato e adota outras [...]

LEI MUNICIPAL: 4.232/2024 26/11/2024

26/11/2024

Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Saúde Mental nas Escolas do Município e a criar cargos de estágio para estudantes de psicologia nas Secretaria de Educaçã [...]

LEI MUNICIPAL: 4.231/2024 26/11/2024

26/11/2024

Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar a Emenda Impositiva da Vereadora Mariângela Bandeira e dá outras providênc [...]

LEI MUNICIPAL: 4.230/2024 26/11/2024

26/11/2024

Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar Emenda Impositiva do Vereador Thiago Esmeraldo e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 4.229/2024 26/11/2024

26/11/2024

Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar Emenda Impositiva do Vereador Matheus Leite e dá outras providências.

DECRETO: 05/2025 22/01/2025

22/01/2025

EMENTA: Estabelece critérios para à conces-são da gratificação pela execução de trabalho relevante, técnico ou científico a Servidores Municipais, e adota outras providê [...]

DECRETO: 04/2025 16/01/2025

16/01/2025

EMENTA: Fixar o valor a ser repassado à Câmara Municipal do Crato à título de Duodécimo do Legislativo durante o exercício de 2025.

DECRETO: 03/2025 16/01/2025

16/01/2025

EMENTA: Regulamenta o prazo de venci-mento do Imposto sobre Serviços – ISS do profissional autônomo para o ano de 2025, previsto pela Lei Municipal nº 3.332/2017, de 27 de set [...]

DECRETO: 02/2025 14/01/2025

14/01/2025

EMENTA: Altera o valor da UFIRM – Uni-dade de Referência do Município de Cra-to/CE, para o ano de 2025.

DECRETO: 176/2024 27/12/2024

27/12/2024

EMENTA: Decreta de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, o imóvel que indica e adota ou-tras providências.

DECRETO: 174/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Concede a Medalha do Mérito Barba-ra de Alencar ao Excelentíssimo Sr. INÁCIO DE ALENCAR CORTEZ NETO, e adota outras providências.

DECRETO: 173/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Concede a Medalha do Mérito Barba-ra de Alencar ao Sr. HUYGENS PARENTE GARCIA, e adota outras providências.

DECRETO: 172/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Concede a Medalha do Mérito Barba-ra de Alencar ao Sr. SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE, e adota outras providên-cias.

DECRETO: 171/2024 26/12/2024

26/12/2024

EMENTA: Revoga o Decreto Municipal nº 1502001/2022 – GP, de 15 de feverei-ro de 2022, e adota outras providências.

DECRETO: 169/2024 20/12/2024

20/12/2024

EMENTA: Decreta Ponto Facultativo na Prefei-tura Municipal do Crato e nos seus diversos ór-gãos, nos expedientes dos dias 24, 30 e 31 de de-zembro de 2024, e adota outras provid [...]

DECRETO: 168/2024 20/12/2024

20/12/2024

EMENTA: Retifica o valor a ser repas-sado à Câmara Municipal do Crato à títu-lo de Duodécimo do Legislativo durante o Exercício de 2024.

DECRETO: 161/2024 06/12/2024

06/12/2024

EMENTA: Dispõe sobre as competên-cias, e a composição, no âmbito do Sis-tema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da Câmara Interse-torial de Segurança A [...]

DECRETO: 157/2024 02/12/2024

02/12/2024

EMENTA: Prorroga o prazo previsto no Art. 2º, da Lei Municipal nº 4.217, de 29 de outubro de 2024, e dá outras provi-dências.

DECRETO: 154/2024 29/11/2024

29/11/2024

EMENTA: Altera o Decreto Municipal nº 2004001/2022 – GP, de 20 de abril de 2022, e dá outras providências.

DECRETO: 153/2024 29/11/2024

29/11/2024

EMENTA: Dispõe sobre as competên-cias, a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Ali-mentar e Nutricional – CONSEA CRA-TO, do Estado do Ceará, no â [...]

DECRETO: ERRATA DECRETO 53/2024 29/11/2024

29/11/2024

EMENTA: Dispõe sobre as competên-cias, a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Ali-mentar e Nutricional – CONSEA CRA-TO, do Estado do Ceará, no â [...]

DECRETO: 148/2024 21/11/2024

21/11/2024

EMENTA: Dispõe sobre prazos e procedimentos relativos ao encerramento do exercício financeiro de 2024, e dá outras providências.

DECRETO: 139/2024 29/10/2024

29/10/2024

EMENTA: Regulamenta o procedimento para pequenas compras e prestação de serviços de pronto pagamento de que trata a Lei Federal nº 14.133/2021, no âmbito do Município de Cra [...]

DECRETO: 136/2024 23/10/2024

23/10/2024

EMENTA: Institui a transição democrática de governo no Município de Crato - CE para o cargo de Prefeito, estabelece a equipe de transição governamental, define seu funcionam [...]

DECRETO: 130/2024 11/10/2024

11/10/2024

EMENTA: Decreta ponto facultativo na Prefeitura Municipal do Crato, e nos seus diversos órgãos, no dia 14 de outubro de 2024, e adota outras providências.

DECRETO: 129/2024 11/10/2024

11/10/2024

EMENTA: Dispõe sobre a reversão de imóvel da municipalidade doado à instituição especificada pela Lei Municipal nº 3.629, de 20 de dezembro de 2019, e da outras providênci [...]

DECRETO: 128/2024 11/10/2024

11/10/2024

EMENTA: Aprova o Regimento Interno do Conselho de Recursos Fiscais do Município do Crato, Estado do Ceará, e adota outras providências.

DECRETO: 119/2024 24/09/2024

24/09/2024

EMENTA: Decreta luto oficial de 03 (três) dias, em virtude do falecimento do Sr. Dárcio Luiz de Sousa.

DECRETO: 112/2024 12/09/2024

12/09/2024

EMENTA: Decreta de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, os imóveis que indica, e adota outras providências.

DECRETO: 105/2024 30/08/2024

30/08/2024

EMENTA: Decreta de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, o imóvel que indica, e adota outras providências.

DECRETO: 98/2024 14/08/2024

14/08/2024

EMENTA: Regulamenta a Lei Municipal nº 3.574, de 03 de julho de 2019, que institui valores e critérios para o "Prêmio EDUCRATO", e adota outras providências.

DECRETO: ERRATA 98/2024 14/08/2024

14/08/2024

EMENTA: Regulamenta a Lei Municipal nº 3.574, de 03 de julho de 2019, que institui valores e critérios para o "Prêmio EDUCRATO", e adota outras providências.

DECRETO: 92/2024 31/07/2024

31/07/2024

EMENTA: Convoca a 1ª Conferencia Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, e adota outras providências.

DECRETO: 87/2024 24/07/2024

24/07/2024

EMENTA: Decreta de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, o imóvel que indica, e adota outras providências.

DECRETO: 86/2024 24/07/2024

24/07/2024

EMENTA: Regulamenta a Lei Federal nº 14.129, de 29 de março de 2021, e adota outras providências.

NOMEAÇÃO: 208 SMPG/2025 07/02/2025

07/02/2025

Nomeação, Agente: Bruna Salvador Serra, Cargo: Assessor Iii, Secretaria: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

NOMEAÇÃO: 207 SMPG/2025 07/02/2025

07/02/2025

Nomeação, Agente: Moises Moreno Rolim, Cargo: Assessor, Secretaria: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

NOMEAÇÃO: 206 SMPG/2025 07/02/2025

07/02/2025

Nomeação, Agente: Polyana Kelly Nunes Macedo Alencar, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Turismo

NOMEAÇÃO: 201 SMPG/2025 07/02/2025

07/02/2025

Nomeação, Agente: Nathalia Luiza Dantas Bezerra, Cargo: Assessor Iii, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 199 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Maria do Carmo Santos Bezerra, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

NOMEAÇÃO: 198 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Adriano Cirilo Barbosa, Cargo: Assessor Iii, Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima

NOMEAÇÃO: 196 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Francisco Mauricio Gomes de Lima, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima

NOMEAÇÃO: 195 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Raimundo Waldinar Maia Serra e Silva, Cargo: Assessor Ii, Secretaria: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

NOMEAÇÃO: 194 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Maria Lucia Saraiva de Lima, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 193 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Maria Dalva Silva Ribeiro, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 192 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Nathan Batista de Lima, Cargo: Assessor Ii, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 190 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Lucia Veronica Machado Moreira, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 189 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Maira Brito Morais, Cargo: Assessor Iii, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 188 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Aline Menezes Vilar, Cargo: Assessor, Secretaria: Gabinete do Prefeito

NOMEAÇÃO: 187 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Maria da Conceicao Alves, Cargo: Gerente , Secretaria: Secretaria Municipal de Educação Educação

NOMEAÇÃO: 186 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Arturivania Gomes da Silva, Cargo: Gerente , Secretaria: Secretaria Municipal de Educação Educação

NOMEAÇÃO: 185 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Melquiades Saraiva Cordeiro, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima

NOMEAÇÃO: 184SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Gesualdo George Moraes de Brito, Cargo: Presidente da Jari , Secretaria: Secretaria Municipal de Segurança Pública Pública

NOMEAÇÃO: 183 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Anny Karoliny Botelho Galdino, Cargo: Gerente , Secretaria: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

NOMEAÇÃO: 182 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Pedro Lucas Goncalves da Costa, Cargo: Assessor Ii, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 181 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Giuliana Peixoto Brilhante, Cargo: Gerente , Secretaria: Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

NOMEAÇÃO: 180 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Eduardo Henrique Cunha, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Procuradoria Geral do Município

NOMEAÇÃO: 179 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Thiago Luiz Americo Santana, Cargo: Assessor, Secretaria: Gabinete do Prefeito

NOMEAÇÃO: 178 SMPG/2025 06/02/2025

06/02/2025

Nomeação, Agente: Sara Cardoso de Oliveira Saraiva, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Turismo

NOMEAÇÃO: 177 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Monique Souza Leite, Cargo: Assessor Iii, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 176 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Maria Audilene Fernandes Sousa, Cargo: Gerente , Secretaria: Secretaria Municipal de Direitos Humanos

NOMEAÇÃO: 175 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Livia Maria Nascimento Silva, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Direitos Humanos

NOMEAÇÃO: 174 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Isadora de Oliveira Silva, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Direitos Humanos

NOMEAÇÃO: 173 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Luiza Maria Vieira, Cargo: Supervisor, Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

NOMEAÇÃO: 172 SMPG/2025 04/02/2025

04/02/2025

Nomeação, Agente: Elivania Mendes de Alencar, Cargo: Coordenador (a), Secretaria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

Perguntas frequentes FAQ

Sim, por meio da plataforma de serviços da Secretaria de Finanças e Planejamento, conforme link a seguir: http://servicos2.speedgov.com.br/crato

OS REQUISITOS E TODAS AS DEMAIS DÚVIDAS SOBRE ESTE SERVIÇO ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK A SEGUIR: http://servicos2.speedgov.com.br/crato

O ENDEREÇO FICA NA SEDE DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO, RUA DR MIGUEL LIMA VERDE, Nº Nº 562 - CENTRO - CEP: 63.100-060.

SIM, VOCÊ PODE REALIZAR SOLICITAÇÕES NO SISTEMA INTEGRADO DE PROTOCOLO DE ATENDIMENTO-SIPA POR MEIO DO LINK A SEGUIR: http://servicos.crato.ce.gov.br/sipa

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS POR MEIO DO TELEFONE (88) 3523-1692 ACOLHE DEMANDAS DE COLETA DE LIXO.

POR MEIO DO TELEFONE 0800 799 8580 A EMPRESA PROURBI IRÁ PROCEDER COM A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

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