Empoderamento feminino como política pública de prevenção à violência contra as mulheres. Com esse objetivo, foi realizada na tarde da quarta-feira, 18, no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a aula inaugural do Empodera, projeto do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), que é direcionado a mulheres de 18 a 55 anos em situação de violência doméstica e familiar que residem em territórios vulneráveis e que tem acompanhamento especializado.
No Crato, 20 mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Mulher (CRM) participarão do projeto que tem a duração de dez meses, e se dá em três etapas. Ele capacita as mulheres para a criação e a sustentabilidade de empreendimentos solidários que possam garantir autonomia financeira às vítimas.
O PReVio conta com a parceria da Secretaria das Mulheres do Ceará (SEM), investindo não só no desenvolvimento das habilidades produtivas delas, como também no fortalecimento da autoestima e na reativação de projetos pessoais e profissionais que gerem autoconfiança e resultem em protagonismo no processo de transformação de vidas.
Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, ressaltou a importância do projeto para a confiança das mulheres. "É motivo de muita alegria a vinda do Empodera para o nosso município. Importante termos esse suporte", disse.
Também estiveram presentes, o Assessor de Prevenção à Violência, Avilton Júnior; a técnica responsável pelo Empodera no Crato, Karla Lobo; a representante das alunas, Michele Antero; e a coordenadora do CRM, Audilene Fernandes. O momento contou ainda com a apresentação instrumental das alunas do curso de Música da UFCA.