Comunidade do distrito de Santa Fé realiza ações do Novembro Azul

  • 13/11/2017

Com o intuito em sensibilizar a população para a prevenção ao câncer de próstata, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando a Campanha Novembro Azul nas unidades de saúde do município e também dos distritos.

Na Unidade Básica de Saúde –UBS, de Santa Fé, estão sendo realizados rastreamento do câncer de próstata; mama; colo uterino e bucal; exame do toque nos homens; palestras sobre a importância em fazer regularmente exames preventivos e complementares; e rodas de conversa sobre o exame cito patológico de colo de útero.

O trabalho vem sendo realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos; enfermeiros; técnicos de enfermagem; cirurgião dentista; atendente de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Coordenadora da UBS de Santa Fé, a enfermeira Paula Radamecy, ressalta que a procura pelos serviços superou as expectativas, e que a participação ativa da população foi de grande importância para toda a comunidade e a equipe do posto. “Ficamos felizes com a procura das pessoas, principalmente dos homens, pelos serviços de saúde. O número dos exames de toque, de prevenções aumentou de forma significativa. É um momento anual de sensibilização que a comunidade aderiu muito bem”, enfatizou.

Paula informa ainda que as atividades referentes às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul continuam a ser realizadas durante este mês, em dias e horários diferenciados. Ontem, domingo, dia 12, teve atendimento pela manhã e no próximo dia 18, a unidade de saúde estará aberta das 7h às 12h.

Compartilhar:

Fotos