NOTÍCIAS

12-JAN-2022

Novo bispo do Crato nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 12

#Administração POR COMUNICAÇÃO 12 DE JANEIRO DE 2022

Nomeado pelo Papa Francisco o novo bispo da Diocese do Crato, dom Magnus Henrique Lopes. Ele foi transferido da Diocese de Salgueiro, no Estado do Pernambuco. O bispado do Crato está vacante desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão, contando atualmente como administrador diocesano o Padre José Vicente.

Nascido em Assu - RN a 31 de julho de 1965, aos 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 21 de fevereiro de 1986 na etapa do Postulantado e fez seu noviciado de 05 de janeiro de 1988 a 06 de janeiro de 1989, quando emitiu a sua primeira profissão religiosa. A profissão perpétua fez aos 19 de março de 1992 com 27 anos de Idade no Convento Santo Antônio, em Natal - RN. Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, por Dom Antonio Soares Costa na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife - PE, e ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1996 pelo mesmo bispo, na cidade de Assu. No dia 16 de junho de 2010 foi nomeado primeiro bispo da diocese de Salgueiro. Foi ordenado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal-RN, por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu,OFMCap., Arcebispo de Vitória da Conquista-BA, em 17 de setembro de 2010.

Cursou Filosofia na Faculdade Frassineti do Recife - FAFIRE, concluindo em 1992; Parapsicologia e Religião, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá-SP e pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia - CLAP, em São Paulo-SP, no ano de 1993; Teologia no Instituto Franciscano de Olinda - IFTO em 1996; Psicologia com Bacharelado, Licenciatura e Habilitação em Formação de Psicólogo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, concluído em 2001; Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar do Programa de Pós-Graduação "lato sensu" pela FAFIRE, concluído em 2007; Licença em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana - Universitá Lateranense, Roma, concluído em 2009 (Summa cumlaude) dentre outros cursos de curta duração.

Frei Magnus foi animador vocacional na Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste (2001-2007); Vice-Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB por dois mandatos (2001-2007). Até o momento de sua nomeação episcopal, exercia os ofícios de Guardião e Ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal-RN; além de ser diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 17 de setembro de 2010 na Catedral de Natal-RN, tendo sido presidida pelo Arcebispo de Vitória de Conquista-BA, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., com a presença de cerca de oito mil pessoas. Tomou posse como o primeiro bispo de Salgueiro no dia 12 de outubro de 2010 no Estádio Municipal Cornélio de Barros em Salgueiro, na mesma Celebração Eucarística em que a diocese foi instalada, sob a presidência Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri e de 28 bispos. Ademais, seu Clero Diocesano, autoridades, parlamentares, inúmeros sacerdotes advindos de outras arquidiocese e dioceses, religiosos, religiosas, seminaristas, missionários, fiéis católicos de diversas regiões do país, profissionais de imprensa e das mídias sociais, numa manifestação de Unidade e Comunhão para com o novo Bispo e a Igreja Particular de Salgueiro, participaram do evento.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Hoje

Crato realiza dia D de Vacinação neste sábado, dia 20 de abril, para crianças e adolescentes e grupo prioritário da infl

As Unidades Básicas de Saúde do Crato estarão realizando o dia D de Vacinação para crian [...]

#Desenvolvimento Hoje

Crato é premiado em 1º lugar no XII Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora com o Projeto de Melhoramento Genético

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e T [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Seminário Cultura Indígena x Mudanças Climáticas encerra o Crato Indígena 2024

Encerrando o Crato Indígena 2024, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipa [...]

#Finanças Há 1 dia(s)

Crato realiza audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFI [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Febre Aftosa: Crato vacinará cerca de 26 mil bovinos e bubalinos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídr [...]

#ServiçosPúblicos Há 1 dia(s)

Cata Treco percorre dois distritos nesta sexta-feira, 19

O Cata Treco percorre os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra nesta sexta-feira, 1 [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Abertura do Crato Indígena 2024 leva atividades do dia a dia de uma aldeia para a população

"O Crato é Um, é Oca!". Com esse tema, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Prefeitura do Crato realiza primeiro Circuito de Feiras da Agricultura Familiar de 2024

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídr [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito