Secretaria de Desenvolvimento Agrário lança programa PAA 2018, fortalecendo a agricultura familiar

• 28/02/2018

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário Crato recebeu na manhã da última terça feira, 27, no Centro Administrativo, os alimentos produzidos pelos produtores rurais cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Alimentos como galinha caipira, carne suína, ovos, bolos, frutas e verduras, estarão sendo disponibilizados no município do Crato, colaborando e fortalecendo a agricultura familiar.

O secretário Zilcélio Alves destaca a importância do programa para o desvalimento agrícola do município. “É muito gratificante poder estar fazendo o lançamento desse programa para o ano de 2018. Precisamos nos empenhar para que o município consiga comprar e distribuir cada vez mais os produtos da agricultura familiar no nosso município. Para isso, estaremos em busca de novos recursos junto ao Governo Estadual para o segundo semestre”, comenta.

De acordo com a Coordenadora do Programa no Crato, Jessika Tayane, a secretaria esáa executando o PAA, nesse primeiro momento, nos meses de fevereiro, março e abril, com um recurso de 70 mil reais, que vai beneficiar 40 agricultores da agricultura familiar e 13 entidades sócio assistenciais cadastradas no PAA, entre elas, todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o abrigo Jesus Maria Jose, APAE e algumas escolas municipais.

O agricultor José Sabino, do Sítio Romualdo, ressalta a satisfação de poder contribuir com seus produtos no projeto, atendendo as entidades, além da garantia no recebimento dos recursos. “Para nós produtores é uma grande satisfação, pois, além da garantia da nossa venda, contribuímos para o desenvolvimento da agricultura do município”, afirma.

O PAA é um programa que conta com a participação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Com o PAA, o Município faz a compra de alimentos diversos e promove a doação simultânea às entidades da rede sócio assistencial e aos equipamentos públicos, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A entrega dos alimentos acontece às terças e quartas, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, localizada no Centro Administrativo, no bairro São Miguel.