Prefeitura Municipal de Crato apoia I CINE CARIRI

• 16/01/2018

Com mais de 50 filmes selecionados de todo o Brasil, o I CINE CARIRI agita a região, dissemina cultura e evidencia o talento de quem produz a sétima arte.

De 12 à 14 de janeiro, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda, foi realizado o I CINE CARIRI. Promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Educação, CREDE 18 e Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, o primeiro festival de cinema do Cariri realizou mostra de fotografias, palestras, debates, oficinas e exibiu, nas quatro cidades, mais de 50 filmes entre longas e curtas-metragens, além de documentários. O evento contou com mais de 180 inscrições de diversos lugares do Brasil.

Em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura e demais apoiadores como: Arajara Park, Estácio, Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (PROCULT), Parque Estadual Sítio Fundão, Instituto Federal do Ceará (Campus Crato), Casa Grande, Instituto João de Freitas, Afagu, Programa Multimídia, 3Orbi Comunicação, Eloin e Instituto Federal, a abertura do Cine Cariri, na sexta-feira, 12, lotou uma das salas do Orient Cinemas, no Cariri Garden Shopping, onde foi lançado o longa-metragem “Os Olhos de Alice”, dirigido por Daniel Rizzi e exibido o curta-metragem “O Despacho da Cinderela”.

Na ocasião, foram homenageados o cineasta Jackson Bantim e o produtor cultural Alemberg Quindins. Os vencedores das categorias Profissional, Mostra Caririense, Estudantil, e Fotografia receberam o troféu Buzuru na noite do último domingo, 14, no Cariri Garden Shopping.

O encerramento do evento aconteceu no Arajara Park com um luau que contou com a presença da banda Mirabilia em Vênus e exibição dos melhores curtas de cada categoria.

Para o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, esse acontecimento veio para enriquecer ainda mais a cultura da região e o aprendizado sobre a sétima arte. “Esse festival marca o começo de uma nova era para o cinema no Cariri. Nós da gestão municipal estamos muito satisfeitos em colaborar com esse momento ímpar”, disse o gestor.

Fotos: Geo Brasil

MENÇÃO HONROSA: SALES E SALAS

JÚRI-POPULAR: CANDEIAS

MOSTRA DE FOTOGRAFIA – LAMBE LAMBE