Centenário da Praça Siqueira Campos é comemorado com festa, homenagens e recordações

  • 15/12/2017

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, comemorou ontem, quinta-feira, 14 de dezembro o Centenário de um dos cartões postais da cidade, a Praça Siqueira Campos. A celebração contou com a presença de personalidades, autoridades e da sociedade cratense. Um lugar histórico, de boas recordações, e com uma bagagem cultural e política muito importante para o município do Crato a Praça Siqueira Campos, celebrando um século foi palco de grandes reencontros.

Acompanhado pela Banda de Música do Crato, o historiador Huberto Cabral fez uma explanação sobre a construção da praça, sobretudo do seu patrono, Siqueira Campos, um comerciante pernambucano que trouxe o primeiro automóvel para o Crato, e que durante a seca de 1932, deu emprego aos pobres, mandando pavimentar, por conta própria, a Rua Dr. João Pessoa.

No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, pontuou que ao longo desses 100 anos, a praça Siqueira Campos se tornou o coração pulsante do município e parabenizou a história do local, que para ele, carrega uma bagagem cultural muito expressiva. “Desde sempre, aqui é lugar onde se discutem os problemas, as conquistas, e as novidades do nosso Crato”, ressaltou.

Durante a solenidade, foram entregues troféus aos campeões dos Torneios Esportivos de Dama e de Dominó dos clubes da praça; e diplomas de Honra ao Mérito a personalidades, autoridades e entidades.

Além do Centenário do local, foram comemoradas outras datas históricas, entre elas, 143 anos do nascimento de Siqueira Campos; 89 anos do falecimento do seu patrono; 52 anos de fundação do Lions Clube Siqueira Campos; 10 anos de fundação do Clube do Automóvel Cariri Siqueira Campos, 98 anos da chegada do primeiro automóvel ao Crato, e abertura do ano do Centenário do Cine Cassino.

Também prestigiaram a ocasião, o ex-prefeito do Crato, Capitão Ariovaldo Carvalho; o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertini Clementino; Secretário Municipais; representantes do Legislativo cratense; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); do Clube Lions Siqueira Campos; do Sindilojas; do Clube Amigos Para Sempre; e o ilustre taxista mais antigo da praça, hoje com 102 anos, José Pereira da Silva, mais conhecido como Seu Pereirinha.

Compartilhar:

Fotos