Crato realiza hoje 1º Fórum dos Conselhos Locais de Saúde

• 09/11/2017

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza hoje o 1º Fórum dos Conselhos Locais de Saúde do município do Crato. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da Bioprospecção, localizado no laboratório de Química da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O encontro faz parte da ExpoSUS, evento que trabalha a integração ensino-serviço-comunidade, com propostas transformadoras das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é do PETI Saúde GraduaSUS, sendo este um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com a URCA, Universidade Federal do Cariri (UFCA), e Governo do Crato, através da Secretaria de Saúde.

O Conselho local de saúde se propõe a ser um espaço que permite um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o sistema Único de Saúde e Rede Municipal. Tem como papel conhecer os recursos humanos, materiais e financeiros e programas desenvolvidos no centro de saúde, decidindo as propriedades, propor treinamento e atualizações para os funcionários, propor medidas para o aperfeiçoamento da organização e do funcionamento de centro de saúde, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e serviços de saúde, acompanhar, fiscalizar a política de saneamento e meio ambiente, estimular a participação comunitária no controle, manutenção e desenvolvimento das ações de saúde, bem como, tomar providências para permanente orientação aos usuários sobre os serviços oferecidos na unidade de saúde.