Comunidades dos distritos de Campo Alegre e Belmonte participam da Pré Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

  • 01/11/2017

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizou na manhã dessa terça-feira, 31, a segunda Pré-Conferência Territorial/Distrital de Desenvolvimento Rural Sustentável, na sede da FETRAECE, com as comunidades dos distritos de Campo Alegre e Belmonte.

As Pré-Conferências Territoriais/Distritais, fazem parte das ações preparatórias para a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Crato, que acontecerá no dia 06 de dezembro, no Instituto Federal de Ceará – IFCE/Crato CE, com o tema, “Novos Olhares para uma Nova Ruralidade: O Rural que Temos e o Rural que Queremos”.

Durante a segunda pré-conferência, foram discutidos os seguintes eixos temáticos: infraestrutura e serviços públicos; políticas sociais; gestão ambiental e recursos hídricos; economia, trabalho e renda; e cultura, memória e identidade.

A Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato – CMDRC, incluindo as etapas iniciais, tem como objetivo discutir propostas, definir prioridades e estabelecer diretrizes, de forma participativa, que subsidiarão o processo de construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato e orientarão a formulação e execução de políticas públicas voltadas ao meio rural para os próximos quatro anos, com a participação direta dos agricultores do município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcelio Alves, o encontro pretende envolver a população rural na avaliação e proposição de políticas públicas para os seus territórios. “Pretendemos instigar a reflexão da população rural sobre os desafios e perspectivas do campo e fortalecer a organização social, econômica e política de grupos e comunidades locais, além de discutir todas as políticas públicas de interesse da agricultura familiar do município do Crato”, comenta.

A próxima pré-conferência será realizada no dia 18 de novembro, na Escola João Leandro, no distrito de Ponta da Serra e contará com a participação das comunidades dos Distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino e Bela Vista. Para concluir, o último momento que antecede a Conferência, será no dia 25 de novembro, no Baixio das Palmeiras e Santa Rosa, e acontecerá na Escola Rosa Ferreira.

Compartilhar:

Fotos