Programa Ativa NASF tem início no município do Crato

  • 19/10/2017

Promover atividades coletivas de educação em saúde. Com esse objetivo, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), iniciou na manhã da última quarta-feira, 18 de outubro, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), localizado no Sítio Guaribas, o projeto Ativa NASF. Na ocasião, as atividades foram direcionadas para os alunos do instituto.

Formado por três equipes, o NASF do município do Crato trabalha a promoção da saúde, levando à comunidade um serviço de acompanhamento, mobilização e cuidado.

A princípio a equipe do NASF apresentou os serviços ofertados pelo núcleo, falou sobre a campanha Outubro Rosa, a prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo do útero, e explicou o roteiro de atividades do Ativa NASF.

Com empenho e atenção, os estudantes participaram de um circuito funcional com estações que trabalharam a resistência, agilidade e o aeróbico de cada um. Nas workshops, os jovens conversaram sobre as seguintes temáticas: Saúde, gênero e sexualidade: acima dos limites, dos preconceitos e das violações; Arterapia; e DST’s: contemporaneidade e formas de prevenção.

No Ativa NASF ainda são ofertados serviços de saúde, como aferição da pressão arterial; teste de glicemia; e cálculo do IMC.

Estudante do 1º ano do ensino médio, José Benício participou de todas as atividades realizadas e ressaltou que o projeto é uma ótima iniciativa para reunir os amigos, praticar atividade física, e a partir disso levar coisas positivas.

A equipe do NASF informa que o projeto terá continuidade. Serão realizadas outras edições, 2 já com datas e locais marcados: dia 1º de novembro, no bairro Muriti; e no dia 08 de novembro, no bairro Mutirão.

Compartilhar:

Fotos