Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no município do Crato

• 11/10/2017

Tendo em vista que para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e AD, realizou na manhã de ontem, dia 10, uma mesa redonda abordando conceitos e desafios frente aos sentimentos do medo, das frustações e da ansiedade.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, foi realizado um momento de conversa com usuários com informações da psicóloga e professora da Universidade Leão Sampaio (UNILEÃO), Moema Macêdo; da psicóloga e Coordenadora da Saúde Mental do município de Barbalha, Lilyane Saraiva, e do Gerente das unidades do CAPS da cidade do Crato, João Gabriel.

Na ocasião, João Gabriel enfatizou o significado do dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, ressaltando que tal data merece ser comemorada devido os inúmeros avanços que o campo tem alcançado, “É necessário que a data sirva como um momento para ponderações sobre os problemas que ainda se fazem presentes na realidade do diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e também para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema” avalia.

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. A OMS trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes mentais, bem como de seus familiares e de todas as pessoas ao seu redor. Os Centros de Atenção Psicossocial atuam de forma aberta e comunitária, dotados de equipes multiprofissionais e transdisciplinares, realizando atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool ou outras drogas.