Bibliotecários do Cariri e da Região Centro Sul participam de minicurso sobre desafios e experiências em gestão cultural

  • 04/10/2017

Oportunizar uma visão mais abrangente e atualizada do papel da importância das bibliotecas públicas, e possibilitar melhor acesso aos usuários. A partir desses objetivos, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza de 02 a 06 de outubro, das 13h às 17h, minicurso com o tema “Gestão Cultural em Bibliotecas Públicas: desafios e experiências”. A atividade acontece em parceria com a Biblioteca Municipal.

Ministrado pela professora e Mestre em Ciência da Informação, Ana Lívia Teles, o curso está sendo trabalhado com metodologias dinâmicas, por meio de aulas expositivas-dialogadas; apresentação de estudos de caso; exibição de trechos de filmes e jogos; tudo isso com a participação dos alunos com perguntas e comentários.

Para a Professora M.S Ana Livia, poder ministrar um curso com essa temática é trabalhar com a troca de informação, é ter o privilégio de capacitar profissionais envolvidos no âmbito da gestão cultural, e principalmente colocar as bibliotecas como dispositivos produtores de conhecimento. “Poder trabalhar com esse tema é muito gratificante, porque traz o exercício da troca de informação, essencial para os gestores de bibliotecas”, destacou.

Entres os assuntos abordados estão: Administração, tratamento e Organização de Bibliotecas; Atividades de Dinamização dos Serviços; Conceitos históricos, fundamentos e perspectivas.

Ainda segundo a facilitadora, ao final do curso, a proposta é formular um artigo ou um relatório sobre as experiências de cada participante, contando o cotidiano dos profissionais. O minicurso conta com a participação de 20 profissionais bibliotecários ou responsáveis pela gestão de bibliotecas públicas da Região do Cariri e do Centro Sul.

Atualmente, a Biblioteca Municipal do Crato oferece durante a semana, cursos de inglês e de informática, além de junto ao SENAC disponibilizar cursos de formação cultural como, por exemplo, o de Figurinista e Maquiador Cênico para teatro.

Na Biblioteca Municipal do Crato existe mais de 15 mil obras disponíveis para estudo e pesquisa, e há também a possibilidade do usuário retirar até duas obras por até 15 dias.

Compartilhar:

Fotos