Oficina de Controle e Vigilância da Tuberculose acontece em Crato

  • 27/09/2017

Em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem, 26 de setembro, no auditório do Hospital São Francisco, oficina de controle e vigilância da tuberculose. O encontro teve como público alvo médicos e enfermeiros que trabalham nos PSF’s.

Dando início à oficina, a Coordenadora de Epidemiologia e Imunização do município do Crato, Danielle Norões, apresentou a situação epidemiológica do município em relação à tuberculose; a distribuição por bairros; taxas de cura, de abandono e de óbito.

Pela manhã, a médica pneumologista Vivian Sampaio ministrou uma palestra e esclareceu diversos assuntos relacionados a enfermidade, como, os sintomas; a maneira de contágio; os meios para identificá-la; os tipos de tuberculose; quais os tratamentos e os medicamentos a serem utilizados para combatê-la; os efeitos colaterais que os remédios podem causar; e o controle do tratamento contra a doença. Dra. Vivian ressaltou a importância dos profissionais da saúde participarem de oficinas como essa. “Esta é uma iniciativa muito importante e fundamental para desenvolver os programas que o Ministério da Saúde preconiza, auxiliando assim os nossos profissionais de saúde em seus aprendizados, qualificando-os”, destacou.

No período da tarde, a equipe da Secretaria de Saúde do Crato, juntamente com os profissionais de saúde dos PSF’s, discutiram casos clínicos, indicadores, e planos de ação para o município.

Compartilhar:

Fotos