Prefeitura do Crato participa do V Seminário sobre Transparência na Gestão Publica

  • 26/09/2017

Representantes das secretarias de esporte, Finanças, Infraestrutura, Planejamento, Cultura, e Procuradoria da prefeitura do Crato participaram na última quinta-feira, 21, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), do V Seminário sobre Transparência na Gestão Pública. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e o Tribunal de Contas do Estado de Ceará, que visa promover a qualificação integrada e o aperfeiçoamento do diálogo e do debate social, incentivando, promovendo e discutindo a transparência na gestão pública.

O encontro contou com um público de mais de 250 participantes, composto por gestores públicos, secretários, prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes e sociedade em geral da Região do Cariri.

A transparência e o combate à corrupção estiveram constantemente em pauta, com incentivo, promoção e discussão a respeito dos controles externo e social. De acordo com o assessor da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município do Crato, Raphael Batista, o evento faz parte de uma ação itinerante do tribunal para pedagogicamente explicar suas atribuições e competências. “Foi um momento importante, de empoderamento popular, um fomento a democracia participativa e de combate à corrupção”, afirma.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, respondeu aos questionamentos dos participantes, ressaltando a importância da parceria da Corte com membros da sociedade para exercer o controle. Edilberto Pontes ressaltou que as denúncias têm que ser realizadas por meio de evidências concretas como, por exemplo, fotos de irregularidades, que poderão ser enviadas pelo Whatsapp - (85) 9 8969.3544. “Quanto mais evidências você mandar, sobre a gravidade do caso, mais chances de o tribunal apurar e tomar as devidas providências”.

Cada participante recebeu material impresso com as temáticas: A Corrupção no Brasil e no Mundo; O Papel das Instituições Brasileiras no Combate à Corrupção; O Poder Legislativo e a Fiscalização do Dinheiro Público; A Atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; A Transparência na Gestão Pública; e O Controle Social no Brasil.

Com informações Assessoria de Comunicação TCE-CE

Compartilhar: