Crato é escolhido para implementar Mesa de Negociação Permanente do SUS

  • 19/09/2017

Na última sexta-feira, 15 de setembro, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes, o município do Crato sediou o Fórum Regional de Gestão do Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) Macrorregião do Cariri- 20ª Região de Saúde de Crato.

De iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES), o fórum teve como objetivo promover a sustentabilidade e avanço das políticas de gestão do trabalho, da educação e da ciência e tecnologia na saúde, em um processo contínuo de valorização do trabalhador do SUS, impactando na melhoria da qualidade do sistema e da prestação dos serviços de saúde à população no estado do Ceará.

O principal assunto discutido foi o projeto apoio à implementação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS, como estratégia de fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS, no Estado do Ceará. Desta forma, a criação desses parâmetros de negociação contribui para o fortalecimento da regionalização no âmbito da gestão do trabalho no SUS de maneia cooperada e solidária.

Dentro dessa perspectiva, na Macrorregião da Saúde Cariri, o município do Crato foi escolhido como prioritário para implantação desse projeto. Atualmente, existem duas mesas permanentes de negociação coletiva do SUS no Estado e em sintonia com as metas previstas pelo Plano Estadual de Saúde 2016- 2019 de ampliar em 250% o número permanente nas regiões, passando de 2 para 7 até 2019.

Segundo o Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, os desafios da gestão do SUS exigem cada vez mais uma maior interação e participação entre gestores, trabalhadores e trabalhadoras e usuários. Seja por mais educação e capacitação, seja para melhorar a infraestrutura das unidades de saúde ou para valorizar os servidores públicos, “a Mesa representa uma instância para busca de soluções para melhoria da qualidade da atenção à saúde da população". Destacou.

Compartilhar: