Equipe do NASF e moradores do bairro Seminário realizam atividades em alusão à Campanha Setembro Amarelo

• 19/09/2017

Dando continuidade à Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na manhã de ontem, 18 de setembro, caminhada pelo bairro Seminário, com a participação da comunidade e de profissionais de saúde.

Durante a ação, as equipes fizeram abordagens falando sobre a importância da população detectar sintomas e características em pessoas que possam vir a cometer suicídio, ou que estejam passando por alguma situação difícil.

Na caminhada, foram distribuídos panfletos que apontavam o que é a Campanha Setembro Amarelo, quais as maneiras de abordagem a pessoas que encontram-se em situação vulnerável ao suicídio, e também o telefone 141, do Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição sem fins lucrativos, que funciona em todo o Brasil para acolher pessoas em situação de crise.

Participantes do Grupo de Idosos, Hipertensos e Diabéticos da unidade de saúde Fábio Pinheiro que foram capacitados em relação à temática também caminharam pelas ruas do Seminário, fazendo abordagens e conversando sobre o assunto. As equipes deram preferência aos estabelecimentos comerciais e pessoas que transitavam pelo bairro.

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.