Procedimentos de média e alta complexidade são liberados no município do Crato

  • 31/05/2017
  • SMS

Buscando atender melhor a população do município, a Secretaria de Saúde do Crato vem se empenhando no que diz respeito a disponibilizar serviços de saúde de qualidade para a população. Nesse contexto foram liberados procedimentos de média e alta complexidade, entre eles, atendimento oncológico, consultas gastropediátricas; neurologia clínica; solicitação de tomografia infantil e para adulto; exame de cintilografia; eco cardiograma e cateterismo.

De acordo com a Supervisora do Transporte Fora Domicílio (TFD), Kênia Figueiredo, quando é solicitado o transporte de um paciente para um hospital em outra localidade, e sendo este com uma quilometragem acima de 50km, o município se responsabiliza, assim, quando a demanda chega ao setor do TFD, é prontamente atendida. Chegando à unidade hospitalar, o paciente inicia o seu tratamento e o acompanhante é conduzido a uma casa de apoio, onde terá hospedagem e alimentação.

A enfermeira Kênia explica que O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em um auxílio ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outra localidade quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência. “Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.” Destaca.

Compartilhar: