SMTDS realiza Dia D na IV Semana do Bebê do Crato

• 23/08/2019

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) foi a responsável pelas ações da IV Semana do Bebê, chamado de Dia D.

Gestantes e puérperas usuárias do Sistema de Assistência Social se reuniram, no CRAS Seminário, com a presença de toda a equipe da pasta, da gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, e da primeira-dama e madrinha da IV Semana do Bebê, Aldalice Pinheiro.

“Abordamos de forma mais lúdica os desafios do puerpério, porque sabemos a importância de discutir a temática, tendo em vista que muitas vezes, o puerpério é desconhecido por elas. São muitos os desafios, como a amamentação, depressão pós-parto, e a importância de incentivar o vínculo mãe-bebê-família”, informou a enfermeira Natália Rodrigues, residente de Saúde Coletiva.

Aldalice reforçou a importância de fortalecer o vínculo entre mães e filhos, sempre dando o seu testemunho de superação e de mãe. A secretária Edivania destacou o trabalho diário que os profissionais da assistência realizam para fortalecer e resgatar as famílias.

Acompanhamento

As gestantes recebem todo o acompanhamento do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Já nos equipamentos da assistência social, elas são acompanhadas para fortalecer o vínculo família, dos direitos e também do trabalho.

Temas como registro civil de nascimento, direito à paternidade e empreendedorismo, por exemplo, são discutidos nesses encontros.

Para Antônia Alexandre, grávida de seis meses, o momento foi também de congratulação. Ela conta que além das informações sobre o parto e amamentação, pode interagir com outras grávidas. "É bom tirar as dúvidas com quem já tem experiência", comentou.

Encerramento

Hoje, a partir das 8h, as participantes da IV Semana do Bebê estarão reunidas no Largo da RFFSA, para o encerramento do evento. Momentos especiais foram preparados para as mamães e suas famílias.