Governo cratense promove a Campanha Julho Amarelo

• 25/07/2017
  • SMS

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.
Dentro das ações da Campanha Julho Amarelo, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última segunda-feira, 24 de julho, no Mercado Walter Peixoto, ação de prevenção às hepatites virais.
Segundo a enfermeira, supervisora do Serviço de Atendimento Especializado (SAD) em Infecções sexualmente transmissíveis ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, durante a ação, foram realizados 78 testes de hepatite B, 78 testes de hepatite C. Além dos testes, foi disponibilizada vacinação contra a hepatite B, bem como distribuição de preservativos (masculinos e femininos), lubrificantes e também foi feita panfletagem educativa.
Na próxima sexta-feira, 28 de julho, a partir das 8h, na Praça Siqueira Campos, será realizada ação onde serão ofertados os mesmos serviços. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.