Equipe do Crato participa do 4º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF

• 11/06/2019

Na última semana, a equipe intersetorial do Selo UNICEF no município do Crato participou do 4º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes. O objetivo do encontro foi contribuir para que os municípios que participam do Selo UNICEF adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, para atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo, e para municipalização de medidas socioeducativas, para que adolescentes em conflito com lei não precisem mudar de cidade.

Do município do Crato, participaram a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Edivania Gonçalves, acompanhada da articuladora do Selo UNICEF no Crato, Sandra Costa; do articulador de adolescentes, Pedro Lucas; e dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O coordenador do UNICEF no Ceará, Rui Aguiar, destacou a relevância dos temas e a agregação de novos parceiros. “Este ciclo de capacitação marca uma nova parceria entre o Unicef e o Coegemas, que atuarão juntos no acompanhamento dos municípios na implementação dos temas prioritários da área da proteção de crianças e adolescentes”. Ele alertou os municípios sobre a atual fase do projeto. “Estamos na fase final e os municípios que não cumprirem os pré-requisitos a partir de agora, dificilmente ganharão o Selo, já que a Assistência Social equivale a um terço do projeto”, finalizou.

Para a articuladora do Selo, Sandra Costa, o momento foi de muito aprendizado e compartilhamento de experiências. Ela disse estar confiante com os dados do Crato, já que os projetos vêm sendo realizados e a política de proteção social é consolidada diariamente para crianças e adolescentes.

As palestras foram ricamente realizadas pelos secretários de Assistência Social de diversos municípios e integrantes do Coegemas: José Arimatéia de Oliveira, Maria Edite Lopes de Oliveira Paz, Ieda Nobre de Castro, Glauciane de Oliveira Viana, Vanda Anselmo Braga dos Santos e Luciana Gomes Marinho.