Secretaria Municipal de Saúde realiza ação educativa de prevenção a Tuberculose na Encosta do Seminário

• 01/04/2019

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, por meio da Célula de Vigilância Epidemiológica e Imunização, realizou na tarde da última sexta-feira (29), na Encosta do Seminário, ação educativa para mobilizar a população a respeito da tuberculose.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela célula permanentemente nas unidades básicas de saúde, conforme explicou a enfermeira técnica, Polioneide Simões. A data 24 de março marca o dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose. Durante a ação, foram entregues panfletos educativos, além de orientações sobre a tuberculose informando os principais sintomas.

Para a estudante Camila Lima, que caminhava no local com umas amigas e se interessou em saber mais sobre a doença, a parada valeu a pena e servirá como orientação a algumas pessoas que porventura, apresentarem sintomas de tuberculose a procurar o tratamento.

De acordo com a coordenação do evento, ações educativas no presídio e rodas de conversa com a população ajudam a diminuir os números de tuberculose no município.

A atividade contou com a participação de profissionais da saúde municipal do Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST’s e Hepatites Virais, bem como de estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), integrantes da Liga Acadêmica de Doenças Negligenciadas (LIDONE) e do projeto de extensão Habilidades de Práticas em Saúde Coletiva.