Secretaria Municipal de Saúde realiza III Encontro da Atenção Básica e I encontro da Atenção à Saúde em Crato

• 20/12/2018

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, promoveu o III Encontro da atenção primária e comemorou os 20 anos da estratégia de saúde da família no município. A programação teve início na segunda-feira,17, e culminou na noite desta quarta-feira,19, no Ginásio Poliesportivo da Urca.

O acontecimento contou com a participação dos profissionais da saúde dos níveis médio e superior (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas), e a presença de autoridades e convidados, como o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e secretário de saúde, André Barreto, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil e o vereador Thiago Esmeraldo.

O prefeito Zé Ailton Brasil explicou que tem feito constantes visitas as unidades básicas de saúde, sempre buscando melhorar a infraestrutura desses locais. Ele disse ainda que é compromisso de gestão, reformar todas as unidades até 2020, e lembrou as parcerias com os parlamentares, que através de emendas colaboram com o custeio da saúde pública do Crato.

Já André Barreto, disse que o encontro envolveu também profissionais da atenção secundária. O gestor destacou que foram realizadas palestras, apresentados indicadores e resultados da Residência Multiprofissional da Urca, em parceria com a Saúde Municipal.

Foi apresentado também o programa inédito no município “Crato cuidando de você”, que tem promovido uma mudança positiva na saúde local. Além disso, conta André, foram expostos os indicadores do Observatório da Violência da Mulher, que atuará em parceria com a secretaria de saúde.

20 ANOS DA ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA

Neste evento, comemora-se 20 anos da estratégia da Saúde da Família em Crato. A enfermeira Érika Formiga trouxe um recorte histórico dos 20 anos no município. Emocionada, reconheceu o trabalho das pessoas que estiveram à frente da estratégia, desde a sua implantação. Foram entregues também os certificados de honra ao mérito aos servidores que ajudaram na implantação do Programa Saúde da Família (PSF), pelos serviços prestados no programa.