Administração Municipal se reúne com agentes comunitários de saúde para discutir demandas secretarias

• 13/12/2018

Nesta quarta-feira (12), o Prefeito Zé Ailton Brasil e o secretário de Saúde, André Barreto, estiveram reunidos com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para discutir as melhorias para a atuação da categoria na saúde pública municipal. Umas das principais reivindicações era que estes profissionais fossem incluídos no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.

“Tenho procurado atender a todas as demandas financeiras dos profissionais, a partir da viabilidade da gestão e com vocês não seria diferente, mas haverá pré-requisitos a serem atendidos para se beneficiar”, explicou o gestor municipal. Ele informou ainda que a intenção da gestão municipal é enviar ainda este ano o projeto de lei de incluirá os ACS como beneficiários do programa.

O secretário André Barreto explicou os pormenores da lei e disse que “essa lei é ousada, umas vez que o município está propondo distribuir até 80% do PMAQ com os seus profissionais”, lembrando que tem município que não destina nenhum percentual para a categoria. O gestor da saúde lembrou ainda que a lei prevê os pré-requisitos para os benefícios e que tudo isso será discutido nos próximos 60 dias com a categoria.

Para os agentes de saúde, esse é um momento importante, uma vez que o município insere a categoria para ser beneficiada um dos maiores programas de acesso e melhoria do acesso à atenção básica. “Só a gente sair daqui tendo a certeza de estarmos inseridos no PMAQ e também de que a divisão será mais justa entre os profissionais, que o prefeito está sensível a esta causa, a categoria já está satisfeita”, afirmou a agente de saúde Mary Lúcia Alves dos Santos.

Essa ação visa a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde da atenção básica, oferecidos nos postos de saúde do município.