Estudantes cearenses são classificados para Concurso Nacional de Booktubers

• 15/11/2018

O BookTube refere-se ao grupo de criadores de conteúdo no YouTube que filma vídeos com base em livros. Semelhante aos gurus da beleza ou aos jogadores, os BookTubers são um subconjunto específico da comunidade do YouTube. Alguns alunos do Crato já estão familiarizados com essa ferramenta de incentivo à leitura.

A Biblioteca Pública do Crato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, participou do Concurso Nacional de Booktubers de Bibliotecas Públicas, idealizado pela Biblioteca Pública Antônio Massoud Ruffeil, de Inhangapi/PA, e que teve o apoio da Organização Não Governamental ONG Recode - Programa Conecta Biblioteca. A Biblioteca do Crato realizou a etapa regional, premiando os melhores vídeos locais, que estão concorrendo aos prêmios do concurso Nacional. As escolas e alunos selecionados para etapa nacional foram:

Colégio Estado da Paraíba;

Ana Marília de Brito
Livro escolhido: o Diário de Anne Frank

Mateus Zion Maier
Livro escolhido: As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis.

Colégio Vitorino

Dayane de Oliveira Santos
Livro escolhido: A guerra que salvou a minha vida
Autora americana Kimberly Brubaker.

Maria Clara Ramalho LIma
Livro escolhido: Dom Casmurro, de Machado de Assis

Vitória do Nascimento Pontes
Livro escolhido: Senhora, de José de Alencar

Urca - Universidade Regional do Cariri
Dyesla Leandro de Souza
Livro escolhido: Quem é você Alasca?
Autor: John Green

Laurianne de Almeida Silva
Livro escolhido: A teoria de tudo
Autor: Jane Hawking

Para o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, esse projeto coloca os alunos cratenses em destaque em meio ao protagonismo da juventude no país. “Estaremos premiando esses alunos na próxima terça-feira, dia 20, com livros e DVDs de autores cearenses, a leitura precisa ser incentivada sempre”, enfatizou.

O coordenador da Biblioteca Municipal, Cícero Silva, explica que a seleção nacional será feita por uma equipe de avaliadores indicados pelo programa Conecta Biblioteca do Rio de Janeiro. “O resultado será em dezembro, com data ainda a ser definida”, explica Cícero, que salienta que a biblioteca está à disposição de toda a comunidade, sobretudo para visitações de escolas e demais instituições.