População de Dom Quintino e adjacências discute ações para LOA 2019

• 14/09/2018

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Nonato de Souza, no Distrito de Dom Quintino, recebeu ontem, 13, a comunidade local e a gestão municipal para a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 do Crato. Alguns rostos já bem conhecidos das lutas comunitárias, outros bem novos nos movimentos sociais. Mas todos com um único sentimento: dias melhores para a sua localidade e seus conterrâneos.

É assim que pensa Mateus da Silva Costa, estudante da Escola Joaquim Valdevino de Brito. Ele conta que se, na localidade tiver uma quadra, a vida dos jovens será melhor.
"A quadra é de suma importância para os jovens, para combater o sedentarismo no tempo livre faz um exercício, ajuda na socialização", ressaltou.

Para a presidente da Associação Comunitária, Rosa Gislândia, o distrito já comemora muitas melhorias, como a água e a pavimentação, mas ela reivindicou ainda "uma segunda equipe para o PSF, já que a área de abrangência é muito grande; reforma do posto de saúde, com uma sala para os agentes comunitários de saúde; e projetos sociais para evitar que jovens caiam no mundo das drogas e do alcoolismo". Ela reforçou a necessidade de atuar na primeira infância e de ampliar os espaços de lazer.

O vice-presidente da associação, o jornalista Ronuery, parabenizou a iniciativa, o prefeito Zé Ailton pelos projetos e sugeriu que reuniões como essas sejam realizadas em um horário que mais pessoas possam participar sem atrapalhar o horário de trabalho, por exemplo.

Zé Ailton, atento a todas as demandas, agradeceu a participação de todos e disse estar feliz com o resultados das audiências. "A participação pode não ter sido como queremos, mas foi muito representativa e construtiva", frisou. O gestor apresentou à população todos os projetos que serão e estão em desenvolvimento no distrito, como o Caminhos do Crato e o Cuidando de Você, e antecipou que está batalhando por mini-areninhas para a zona rural. "Quero fazer uma praça bem bonita aqui e que a gente discuta o melhor local para que ela seja instalada", disse.

O Secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino, aproveitou para fazer um balanço das audiências. "A gente está conseguindo uma grande participação popular das lideranças locais que trouxeram suas expectativas e suas demandas. Estamos contando com a presença constante do prefeito municipal que está discutindo com a sociedade, tentando capturar o sentimento dela. Além de traçarmos metas para 2019, estamos sabendo da população se o que está sendo realizado está à contento e se as políticas públicas desenvolvidas são aquelas que a população realmente necessita".

Sobre a realização das demandas comunitárias, o secretário garante que a gestão está muito comprometida e empenhada para a realização. "Nós já temos mais de 200 milhões de reais para serem aplicados até 2020. O Crato está se transformando num grande canteiro de obras, com grandes investimentos estadual e municipal. Essas obras tem o efeito de dinamizar a economia do Crato, gerar emprego e, ao final, melhorar a vida do cratense".

A audiência em Dom Quintino contou com a presença de secretários municipais titulares e adjuntos, técnicos e servidores de diversas pastas e ainda do vereador Fernando Brasil e do suplente de vereador, Júnior Matos.

Atividades paralelas
As secretarias estiveram presentes na audiência discutindo as propostas e também oferecendo serviços de agendamento e atualização do cadastro do Bolsa Família; distribuição de mudas; aferição da pressão arterial; teste rápido de sífilis; e a Ouvidoria do Município para receber demandas sobre os serviços da administração municipal, e contou ainda com a participação da Banda de Música Municipal.

Quem não puder participar do momento presencial, poderá contribuir no site www.crato.ce.gov.br/audiencia-publica. Lembrando que, todos os investimentos devem atender as metas traçadas no Plano Plurianual (PPA).