Feira da Agricultura Familiar se integra às festividades dos 254 anos do município do Crato

• 15/06/2018

Na noite da última quinta-feira, 14, muitos moradores do bairro Vila Alta já têm encontro marcado na Feira de Produtos da Agricultura Familiar (FECAP), na praça da Rua Dr. Rolim. Ontem, no entanto, a feirinha estava mais especial ainda, integrando as ações em comemoração ao aniversário de 254 anos do município do Crato. E para a festa foram preparados, além dos produtos agrícolas, uma programação junina para os visitantes e agricultores.

A FECAP já se consolidou não só em uma feira de produtos orgânicos e de muito boa qualidade, mas em um ponto de encontro dos cratenses. Os moradores aproveitam para prosear, rever os amigos, deliciar uma boa comida caseira, como galinha caipira com baião de feijão verde, tapioca, bolos ou doces, enquanto escolhem seus produtos entre feijões, hortaliças, leite e seus derivados, verduras e legumes.

“Toda semana frequentamos a feira, compramos cheiro-verde, fava, goma. Mas hoje está bem animado, é São João”, comenta seu José Rodrigues, no intervalo de um bate-papo com os conhecidos. Durante a conversa, outro grupo se preparava para dançar a quadrilha improvisada pelos organizadores.

Neste clima familiar e de muita animação, a feira transcorre, ladeada por uma grande fogueira, os agricultores comemoram o sucesso. “Foi um presente que eu ganhei. Antes tinha que vender o produto mais barato para o atacadista. Hoje, ganha eu e ganha o consumidor que compra um produto de qualidade e com um preço mais acessível”, respondeu o agricultor Claudionor Sebastião da Silva, um veterano da FECAP.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Zilcélio Alves, aproveitou para fazer um balanço da atuação da FECAP, afirmando que a cada dia a população procura mais a feira. “Hoje estamos em quatro bairros da cidade, mas a intenção é ampliar ainda mais. A feira possibilita bons negócios para os agricultores e para a população, que tem acesso a produtos de qualidade, sem uso de agrotóxicos e por um preço acessível”, frisou.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, também esteve na feira, acompanhado de sua equipe de secretários e técnicos municipais, conferindo o trabalho dos agricultores e a mobilização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e dos parceiros.

Este é um projeto que a gestão municipal vem priorizando, certa de que a segurança alimentar do cratense, bem como o incentivo ao empreendedorismo dos agricultores são ações que possibilitam um desenvolvimento sustentável do município.

A FECAP, que já faz parte do calendário do cratense, acontece na Rua dos Cariris, Praça Alexandre Arraes e Encosta do Seminário, além do Bairro Vila Alta.