NOTÍCIAS

09-MAI-2025

Educação Ambiental ganha força no Crato com curso inédito para servidores

Capacitação visa promover ações práticas e colaborativas em prol do meio ambiente

Por Emanuelle Magalhães 09/05/2025 #meioambiente

Nos dias 6, 7 e 8 de maio, a Prefeitura do Crato realizou a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. A iniciativa, promovida pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima, contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). O curso aconteceu no auditório da Previcrato reunindo servidores e técnicos de órgãos públicos municipais e estaduais, em torno de práticas sustentáveis integradas.

Com carga horária total de 120 horas/aula a formação teve início com 24 h/a de atividades presenciais. Durante os três dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e orientações técnicas para a elaboração de planos de ação voltados à agenda ambiental local. A condução pedagógica foi de Fabiola Mota, coordenadora da EGPM, com a aplicabilidade de metodologias participativas para aprofundar os temas propostos.

Para encerrar a primeira etapa, os cursistas participaram de uma visita guiada à fábrica de produtos de limpeza Juá, realizada na manhã desta quinta-feira, 8, ação para o compartilhamento de experiências ambientais. Na ocasião, os participantes foram recepcionados por técnicos da empresa, que compartilharam ações voltadas à preservação ambiental e projetos adotados no intuito preservar o meio ambiente. Em seguida, foi realizada uma visita a àrea de produção. A gestão municipal é parceira da empresa com os ecopontos para a coleta de óleo no Município.

De acordo com o professor Genario Azevedo, educador ambiental da SEMA, o objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos sustentáveis que possam impactar nas políticas públicas do município. Entre as temáticas abordadas nos projetos estão: educação ambiental infantil, cultivo de hortaliças e plantas medicinais, uso consciente da água e implantação de ecopontos em escolas.

A participação ativa dos servidores foi um dos pontos altos do evento. Para muitos, o curso representou uma oportunidade de crescimento e envolvimento com a causa ambiental. "Um curso muito bom, completo, de fácil entendimento e bem didático, com um excelente professor. Acredito que está agregando muito na vida de todos os participantes. Estou gostando demais e com certeza farei outros no futuro", avaliou Kellvyn Pereira, assessor da Secretaria Municipal de Turismo.


Já o professor e biólogo Márcio Holanda afirma que a formação é importante para desenvolver uma visão mais crítica sob a gestão dos recursos ambientais, além das mudanças climáticas. "O município do Crato é estratégico, principalmente por conta dos seus mananciais aquáticos, da Floresta Nacional do Araripe, e é importantíssimo o Crato apresentar esses serviços ambientais, na promoção de um meio ambiente mais justo e equilibrado".

Os projetos desenvolvidos serão acompanhados pelos próximos três meses, permitindo avaliação contínua e ajustes. A proposta é incentivar o protagonismo local na construção de uma cidade mais sustentável, com soluções práticas a partir do conhecimento técnico e da articulação entre diferentes setores do poder público.

Para Larissa Cavalcanti, secretária da EGPM, ações como essa reforçam o valor da formação continuada no serviço público. "É fundamental que o servidor reconheça o papel da escola de gestão na sua qualificação e na melhoria dos serviços prestados. A formação também impulsiona o crescimento pessoal e fortalece uma cultura institucional mais consciente e comprometida com o meio ambiente", destacou.

Com essa iniciativa, a Prefeitura do Crato avança na consolidação de uma política ambiental participativa, baseada em educação, gestão eficiente e responsabilidade coletiva com o futuro. A ação reafirma o compromisso da EGPM com a qualificação dos servidores, promovendo não apenas conhecimento técnico, mas também valores como cidadania, ética e inovação na administração pública.

Texto: Hermínia Rachel e Elizangela Santos

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024