No evento, o historiador Professor Dr. Virgílio Arraes destacará o papel do Crato nos movimentos políticos entre 1817 e 1824.
A Secretaria de Cultura do Crato convida a população para um momento especial de reflexão e resgate histórico com a Conferência Master do projeto "Dona Bárbara do Crato
- Heroína do Brasil", que será realizada nesta sexta-feira, 9 de maio, às 18h30, no Instituto Cultural do Cariri - ICC.
A conferência terá como tema "Crato (1817
-1824) - Esperança da Independência e República do Brasil", e será conduzida pelo historiador Prof. Dr. Virgílio Arraes, docente do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação dos Docentes da UnB (Adunb).
O evento, aberto ao público, propõe uma imersão na história do Crato e seu papel nos movimentos de emancipação política do Brasil, destacando a figura de Dona Bárbara como símbolo de resistência, coragem e identidade regional.
Sobre o palestrante
Virgílio Arraes é professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília. Possui graduação, mestrado e doutorado em História, todos pela UnB, com ampla atuação em estudos sobre o Brasil oitocentista, movimentos sociais e história política. Atualmente, é presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).
A conferência integra as ações do projeto que visa reconhecer e divulgar a trajetória de Dona Bárbara de Alencar, considerada uma das primeiras presas políticas do Brasil e ícone da luta pela liberdade. A proposta é oferecer à população do Crato e região uma oportunidade de diálogo com o passado, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização da memória local.
A Secretaria de Cultura reforça o convite à comunidade para que participe, conheça e se inspire com a história de parte da construção da identidade do Cariri e do Brasil.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva