O Município do Crato abraça a Floresta Nacional do Araripe nos seus 79 anos. Uma solenidade de comemoração foi realizada na manhã de ontem, 6, na Casa Sede da Flona, em plena Chapada do Araripe. Na ocasião, foi inaugurada a nova sinalização da Trilha do Belmonte, dentro dos padrões internacionais.
As cores oficiais preta, branca e amarela são utilizadas para destacar a nomenclatura oficial adotada em 34 km de sinalização. A nova sinalização é parte do projeto "Caminhos Chapada do Araripe", que integra a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, financiada pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (FUMDAM) do Crato, em parceria com o ICMbio. Ao final, com 190km previstos e com a sinalização sendo implantada, a trilha vai interligar as Unidades de Conservação da APA Chapada do Araripe, Floresta Nacional do Araripe-Apodi, as RPPNs Arajara Park e Oásis Araripe, o Parque Municipal Riacho Meio e o Parque Estadual Sítio Fundão. Vai passar pelas cidades de Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Barbalho, Missão Velha e Juazeiro do Norte.
Também foi inaugurada a nova nomenclatura da trilha inclusiva , que recebe o nome do Mestre Galdino, conhecedor da floresta falecido recentemente. O ato contou com a presença emocionada de familiares, o prefeito do Crato, André Barreto, além dos secretários de Meio Ambiente e Mudança do Clima, George Borges, e do Turismo, Luís Carlos Saraiva.
O evento teve com apresentação inicial de projetos desenvolvidos através do ICMbio, na Flona. Em seguida, foi realizado o descerramento da placa indicativa da floresta, na entrada da Trilha do Belmonte, e a apresentação do percurso inclusivo com a nova sinalização e o momento de parabéns, com direito a bolo de aniversário dos 79 anos da Flona.
O prefeito do Crato, André Barreto, celebrou a data e a importância da floresta para toda a região do Cariri e do Ceará. O gestor falou do trabalho que tem sido realizado desde janeiro, tendo como exemplo o programa Domingo nas Trilhas, que visa a conscientizçaão ambiental e possibilita que as pessoas vivenciem o tesouro que é a floresta.
Um momento de emoção ficou por conta da inauguração da nomenclatura da trilha inclusiva do Belmonte, que passa a ser denominada Mestre Galdino, homenagem ao profundo conhecedor da floresta. Seu filho, Cícero Galdino, em nome da família, agradeceu pela homenagem e lembrou de uma frase importante dita pelo homenageado: "Entre o céu e a terra existe uma grande ponte que começa no céu e termina no Belmonte".
Texto e fotos: Elizangela Santos