A Secretaria de Saúde do Crato alerta a toda a população sobre a importância da vacinação. Embora nenhuma vacina esteja totalmente livre de provocar eventos adversos, os riscos de complicações graves causadas pelas vacinas são muito menores do que os das doenças contra as quais elas protegem.
Segundo o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação, as vacinas são produtos biológicos com excelente perfil de segurança. Entretanto, podem apresentar alguns eventos esperados, incluindo aqueles relativamente comuns, como febre, dor e edema locais. Algumas vacinas, como a pentavalente (aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade) é considerada reatogênica devido aos seus componentes próprios. As reações locais desta vacina, por exemplo, podem aparecer entre 24h a 48h após a sua administração e correspondem a 15,3% a 57,3% dos casos de reação.
Em sua maioria, são eventos adversos leves, de resolução espontânea e desprovidos de complicações maiores ou sequelas, não constituindo contraindicações para a administração de doses subsequentes da vacina.
Independentemente do produto a ser aplicado, deve-se considerar que a introdução da agulha, por si só, é capaz de provocar lesão muscular e irritação local. Além disso, substâncias utilizadas nas vacinas como adjuvantes (hidróxido de alumínio) têm por finalidade estimular o sistema imunológico, podem provocar reação local de inflamação que ajuda na resposta imunológica.
Ressaltamos que toda a rede de serviços é orientada para administração segura de vacinas, de acordo com protocolos do Ministério da Saúde. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos e vai realizar investigação para apurar o caso.