O município do Crato iniciou, na última segunda-feira, 27, a vacinação contra a influenza em crianças, em suas Unidades Básicas de Saúde. O estado do Ceará antecipou o início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o grupo prioritário de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, seguindo as recomendações já previstas pelo Ministério da Saúde.
A SMS alerta à população que a vacinação é a principal medida para evitar casos graves decorrentes da influenza. E a meta é vacinar 90% do público-alvo. "Para se vacinar, basta o responsável levar sua criança à Unidade Básica de Saúde mais próxima, verificar a programação, com cartão de vacina e documento de identificação da criança", explica Milenna Alencar, secretária adjunta da Saúde.
Influenza
Influenza ou gripe é uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae e se divide nos tipos A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a acarretar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar casos mais leves.
Os sintomas mais recorrentes são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. O vírus é transmitido facilmente por gotículas de secreções expelidas por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
Como se prevenir
Para reduzir os riscos de adquirir ou transmitir a influenza, a recomendação é higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e procurar assistência médica caso os sintomas persistam por mais de sete dias são medidas importantes.