Pensar e construir um Sistema Único de Saúde com equidade e maior valorização. Foi esse o papel dos participantes da XI Conferência Municipal de Saúde do Crato, realizada nesta terça-feira, 28 de março, no Salão de Atos da Urca.
Representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, estudantes e usuários estiveram reunidos durante todo o dia no propósito de traçar e aprovar as propostas que atendam às necessidades da população, além de elegerem os delegados que representarão a cidade do Crato na etapa regional.
Dentre as propostas, estão a ampliação do financiamento, da equipe multiprofissional da atenção básica, além da valorização dos profissionais e ampliação dos serviços.
"Esse é momento para fazermos discussões e direcionamento da política pública da saúde. É uma contribuição válida e legítima da população, esse momento de escuta da população, dos profissionais. Os recursos da saúde sempre são poucos, mas temos destinado investimentos, inclusive com recursos próprios, para garantir um melhor atendimento à nossa população", comentou o prefeito Zé Ailton Brasil, durante abertura. Dentre os investimentos, ele afirmou, ainda, que até maio a prefeitura irá entregar à população o Centro de Saúde da Mulher.
Também participaram o vice-prefeito, André Barreto; os vereadores Pedro Lobo, Mariangela Bandeira e Lourdes de Carlim; a secretária de Saúde, Marina Feitosa; a adjunta, Milenna Alencar; Andréa Casado, da ADS; Maria Angelita, do Conselho Estadual da Saúde.