O Município do Crato finalizou a rodada de reuniões preparatórias para a sua 11ª Conferência Municipal de Saúde. A discussão com os usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais e estudantes percorreu localidades da sede do município, bem como os principais distritos. Agora, delegados e delegadas eleitos participarão da conferência municipal, no próximo dia 28.
Além de discorrer sobre as principais demandas da população, os participantes elegeram os delegados e delegadas que participarão das etapas municipal, regional e estadual da conferência, que em 2023 tem o tema "Amanhã vai ser outro dia: garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia".
"Queremos agradecer a presença de todos nas pré-conferências e destacar a importância da participação da sociedade nessa discussão. O SUS é muito importante para a sociedade brasileira e é, a partir desses momentos, que podemos traçar políticas públicas mais efetivas e que atendam as demandas da população", afirma a Milenna Alencar, secretária Adjunta da Saúde.
Foram realizadas quatro pré-conferências: dia 14, em Santa Fé; dia 15, na Ponta da Serra; dia 16, no Belmonte; e 17, no bairro Mirandão. Durante as reuniões, foram debatidos quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.