Nesta terça-feira, 14 de março, o município do Crato inicia a série de reuniões preparatórias para a sua 11ª Conferência Municipal de Saúde. A primeira será realizada no distrito de Santa Fé, a partir das 9 horas, e deve reunir a população local e adjacências.
O objetivo é discutir o tema da conferência, "Amanhã vai ser outro dia: garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia", além de ser um momento de escuta dos presentes sob um olhar mais ampliado para as questões de saúde existentes no território. Também serão eleitas pessoas delegadas para a etapa municipal.
Serão realizadas quatro pré-conferências: dia 14, em Santa Fé (Santa Fé, Monte Alverne, Riacho Vermelho e localidades adjacentes); dia 15, Ponta da Serra (Ponta da Serra, Dom Quintino e localidades adjacentes); dia 16, no Belmonte (Belmonte, Lameiro e localidades adjacentes); e 17, no bairro Mirandão (sede, Bela Vista, Baixio das Palmeiras, Guaribas, Campo Alegre, Muriti, Vila São Bento, Grangeiro, Santa Rosa e localidades adjacentes)
Com a conclusão destas plenárias ampliadas nas localidades, os delegados e delegadas seguirão para a etapa Municipal, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para o dia 28 de março, onde serão eleitos(as) os(as) delegados(as) que irão participar da etapa regional.
Durante as reuniões, a discussão percorrerá quatro eixos temáticos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.