Na noite desta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, centenas de cratenses foram às Unidades Básicas de Saúde para a abertura - e também dia D - da campanha Março Lilás, de prevenção ao câncer do colo do útero. Dona Suely dos Santos, de 43 anos, foi uma das pacientes que participaram da atividade na UBS Sinobilina Peixoto, no bairro Ossean Araripe.
Ela conta que é vigilante com a sua saúde. Hipertensa, sempre busca atendimento e exames na unidade. A facilidade para ela, além de morar pertinho, foi o atendimento em horário noturno. "Esse horário da noite é perfeito, para gente que tem criança, não tem tempo durante o dia, e estimula, porque foi um dia especial pra nós mulheres", comenta.
O objetivo da campanha é incutir nas mulheres a prevenção desta doença, incentivando a realização do exame papanicolau regularmente (no mínimo a cada três anos) para aquelas em idade fértil e a partir de 25 anos. E é gratuito em qualquer Unidade Básica de Saúde. Dona Suely reafirma a importância da prevenção: "todas as mulheres deveriam se prevenir cedo, porque o amanhã é muito escuro. Você se prevenindo, evita muitas coisas. Essa doença é muito silenciosa e pode pegar a gente de surpresa".
Para a ação, as UBS's funcionaram no período da noite, ofertando consultas médicas e de enfermagem, realização do exame preventivo, além de ações de educação em saúde e culturais. Nos locais, música, bolo, chocolates e mimos foram preparados pelas Equipes da Saúde da Família para receber cada paciente e celebrar também o Dia Internacional da Mulher.
A campanha
As Unidades Básicas de Saúde continuam com esse atendimento durante o mês de março, conforme cronograma de cada local. Para participar, a paciente deve procurar a UBS mais próxima de casa e conferir todas as informações, ou mesmo com o seu agente comunitário de saúde.