Realizada na manhã desta terça-feira, 25, na Secretaria de Saúde do Crato, reunião para tratar da implantação do sistema de coleta Cata Treco, por meio da Secretaria de Serviços Públicos do Município.
Na ocasião, o sistema de coleta de bens inservíveis foi exposto e novas sugestões e forma de atuação foram acolhidas pela coordenação do projeto. A meta é que esse sistema chegue aos bairros e distritos de Crato ainda no mês de novembro, se antecipando a fase de inverno, no intuito de promover uma limpeza mais ampla nas localidades.
A atuação será integrada entre as Secretarias de Saúde, com os agentes de endemias, Urbanimo e Meio Ambiente e a de Serviços Públicos em parceria com entidades, como associações de recicladores.
Uma das preocupações expostas durante a reunião, esteve relacionada à destinação do material recolhido, como geladeiras velhas, fogões, sofás, entre outros móveis e equipamentos, que a maioria das pessoas sente dificuldade em descartar.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, esse primeiro momento foi muito importante para definir formas de atuação em conjunto, para que os mutirões sejam planejados minuciosamente. A ideia é manter parcerias com os agentes recicladores, para que seja realizada a triagem do material e destinação.
A Secretária de Saúde, Marina Feitosa, afirma que esse trabalho é de grande importância no intuito de promover a limpeza das áreas, além de levar conscientização à população, chegando nos lugares mais críticos, inicialmente, para atuação.
A meta é lançar esse novo sistema de coleta ainda no começo do mês de novembro, com uma programação já definida para as localidades.