A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato, Instituto Dragão do Mar, Reserva Ambiental Vale dos Buritis e Sevel Engenharia, realizou entre os dias de 1
° a 8 de agosto, o curso "Instrumentos Clássicos e Música Popular". A formação musical contou com 56 horas aula, onde foram abordados aspectos importantes relacionando a técnica e a essência.
O curso teve como professores, o Maestro Gualtieri Beloni Filho, bacharel em composição e regência, e licenciatura em música pelo Conservatório Dramático e musical de São Paulo, com vasta experiência e trajetória, tanto na área didática quanto artística, estando inclusive por 12 anos no Teatro Municipal de São Paulo na regência do coral, dentre muitas outras atuações, e Rodrigo Sales Baggi ( Rodrigo Loli), engenheiro de áudio e produtor musical, com relevante experiência, tendo sido responsável pela gravação de CDs em estúdio de diversas bandas de renome no País.
De acordo com Josane Garcia que assina a produção executiva da formação musical junto com Maria Carvalho, foram oito dias de uma rica imersão na fundamentação teórica e prática. "Tratou-se de um momento extremamente relevante para os músicos participantes, que puderam mostrar o potencial artístico existente entre os docentes da Vila da Música. Em virtude disso, a proposta dos Maestros é dar sequência a essa vivência, numa segunda etapa para complementar a formação", destacou.
Durante o curso, foi estudada a obra do artista Pedro Paulo Ribeiro Chagas, músico e professor da Vila da Música, que realizou a gravação de um CD, acompanhado dos músicos Leone Frazão, Wesley Santana, Isaac Silva, Marisa Galdino, Naiah, Fábio Eugênio, Nielson, Saul, Cleiton, Vitor Hugo, Fábio Rocha, Rochinha, Evanio Soares, Theresa D'avila, Tomás Feitosa, Eliarley Elias, Jones Bezerra e Cleudo Soares.
Para o secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, o projeto de formação musical e de técnica de gravação em estúdio, promovido pelo músico Pedro Paulo Chagas e realizado na Vila da Música, foi uma grande oportunidade de aperfeiçoamento para músicos do Crato e do Cariri.
A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado, localizado na localidade do Belmonte, sempre apoiado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura que acredita na importância de seu direcionamento na formação de música erudita, difusão de produtos dentro das artes cênicas, tradição e literatura.