Na manhã da quarta-feira, 1
°, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Com duração de cerca de três meses, o referido curso, que conta com 61 aprovados, sendo 17 mulheres e seis pessoas com deficiência, está previsto como segunda etapa, em edital nº 01/2020, do concurso realizado no município.
Durante o curso, os novos agentes terão aulas sobre: O papel das Guardas Municipais; Apropriação de espaço público; Estrutura e Conjuntura para a prática de cidadania; entre outros assuntos. Ele tem como objetivo formar, instruir, capacitar e aperfeiçoar os candidatos ao cargo de Guarda Civil Metropolitano do Crato para melhor suprir o interesse e a necessidade pública.
Em sua fala, o secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, enalteceu a importância da união de dois fatores, do antigo e do novo. "Nova força de trabalho, novas ideias. Qualquer instituição se aperfeiçoa a partir do momento em que há aliados a experiência do antigo e a força e perseverança do novo", frisou.
Na ocasião, o vice-prefeito André Barreto destacou preceitos e funções no trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana. "Esse é um momento extremamente valioso para o nosso município. Os novos agentes precisam ter no exercício da sua função: respeito, atenção, humanização e dedicação no gesto de servir", disse.
Também participaram do momento, o secretário adjunto de Segurança Pública, Raimundo Nonato; o procurador do Município, Rennan Xenofonte; a Presidente do CEV
- URCA, Ana Josicleide Maia; o comandante e a subcomandante da Guarda Civil Metropolitana do Crato, José Pereira e Cícera Ventura, respectivamente; o Coordenador do Centro de Formação, Instrução, Capacitação e Aperfeiçoamento (CFICA), Silton Caselli; a Corregedora da GCM, Geane Aguiar; o Ouvidor da GCM, Cristovão Mais; o Presidente da CDL, José Alves Lobo; e representantes das Guardas Municipais de Cedro e Penaforte; da Defesa Civil e Demutran do Crato; e Polícia Militar.