
A Brigada de Incêndios do Município do Crato tem atuado de forma incessante no combate aos incêndios registrados, principalmente, nos últimos dois meses, período de forte estiagem em Crato.
Com equipes realizando o trabalho em plantões permanentes nos últimos dias, as ações estão sendo intensificadas, em função da quantidade de queimadas, a maioria delas de origem criminosa.
Conforme o coordenador da Brigada Municipal, Francisco Cardoso, a equipe tem combatido os incêndios com êxito, até mesmo de forma braçal, usando equipamentos como foices e bomba costal. A prioridade, no caso das queimadas, tem sido o combate do fogo nas proximidades das residências. O último grande incêndio registrado aconteceu no Distrito de Santa Fé, considerado difícil de conter, por conta da altura das chamas, nas copas das árvores.
A Brigada solicita o apoio da população, no intuito de denunciar os criminosos que estão agindo nas áreas, para combater esses delitos. As pessoas devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, ou mesmo através do 153.
Uma das grandes dificuldades até o momento tem sido a ausência das provas para realizar as punições. Ano passado foram combatidas 30 queimadas em Crato, e este ano são cerca de 55 casos de incêndios, sem contar com as ações de combate realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
Os trabalhos também têm contado com as parcerias da Guarda Civil e Corpo de Bombeiros. Mas, conforme a Brigada enfatiza, há a necessidade de mais apoio da população, para identificar quem são as pessoas que podem estar causando os incêndios no Município.
Texto: Elizangela Santos