
Nesta terça-feira, 25, o Conselho Municipal do Turismo do Crato empossou os novos membros e elegeu a nova composição da diretoria: Antônio Moraes, secretário de Turismo e presidente; Vice-presidente, Eliomar Siebra; e como Secretário-geral, Thyago de Albuquerque.
Na ocasião, além dos membros da Secretaria Municipal do Turismo, marcaram presença também o Diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, e os vereadores, Luiz Carlos Saraiva e Wilson do Rosto.
Para Albuquerque, a formação de um conselho é fundamental para permitir a participação da comunidade na construção do turismo cratense, "quando a gente propõe a criação de um conselho como esse, um conselho útil, um conselho que permite a participação de todos, um conselho que considere exatamente a diversidade nas discussões, a gente passa a ver sentido para entender os aspectos de desenvolvimento territorial".
Luiz Carlos destacou a necessidade de ações mais efetivas e de união entre a comunidade, principalmente com os líderes políticos. "A determinação permite que somemos de forma efetiva; não adianta estarmos no imaginário, quando na verdade nós precisamos de ações efetivas de união entre todos, principalmente os órgãos governamentais".
O secretário Antônio Moraes, também reforçou a importância da criação do conselho e reafirmou o compromisso da gestão com o turismo cratense.
Para tornar esse trabalho sustentável, três comissões foram criadas para facilitar a expansão do turismo no Crato, são elas: Comissão de Turismo Religioso, Cultural e Patrimônio, Comissão de Ecoturismo, Sustentabilidade e Base Comunitária e Comissão de Desenvolvimento, Legislação e Captação de Recursos.
A intenção dessa estrutura é também permitir que haja um equilíbrio entre o Turismo Religioso - em ascensão na região - e o Turismo de Base Comunitária - já existente, ao mesmo tempo que o COMTur é uma das iniciativas do Crato para projetar o turismo cratense, não só no âmbito estadual, mas também nacionalmente.
Texto: Larissa Carneiro