NOTÍCIAS

26-JUL-2026

Prefeitura do Crato outorga Comenda Maria do Espírito Santo a personalidades do protagonismo feminino negro

Por Comunicação 26/07/2026 #direitoshumanos

Reconhecimento ao protagonismo em defesa do feminismo negro. Esse é o objetivo da outorga da Comenda Maria do Espírito Santo, de iniciativa da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, e que foi realizada na última sexta-feira, 24, no auditório do Geopark Araripe.

Este ano, foram homenageadas Santina Agostinho Pereira, Mãe Francisca de Xangô e Zuleide Queiroz.

Abrindo a solenidade, o Secretário de Direitos Humanos, Alex Sampaio, ressaltou a luta do movimento negro do nosso município e o seu protagonismo. "Isso mostra a busca pela valorização da nossa história, da nossa ancestralidade", disse.

Em suas falas, as homenageadas agradeceram a comenda e destacaram a importância da medalha para enaltecer uma luta tão relevante para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo no município do Crato.

Também estiveram presentes na entrega, o Chefe de Gabinete, Frederico Lemos, no ato representando o prefeito André Barreto; a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Valéria Carvalho; a presidente do Grunec, Janayna Leite; secretários municipais; equipes da Casa da Mulher Cratense e Centro de Referência em Direitos Humanos; representantes da Casa da Mulher Cearense; e dos movimentos negros.

Comenda

Maria do Espírito Santo, mais conhecida como Madrinha Espírito Santo, era uma mulher negra que residiu em Crato, por mais de sessenta anos, servidora pública municipal, líder de religiosidades africanas (Mãe de Santo de Umbanda), benzedeira, teve sua vida pautada na solidariedade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, protagonizando constantes ações humanitárias às pessoas em diferentes necessidades.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024