NOTÍCIAS

22-JAN-2025

Prefeitura do Crato integra forças para minimizar impactos das fortes chuvas

Por Comunicação 22/01/2025 #infraestrutura

A Prefeitura do Crato organizou uma força-tarefa, envolvendo diversas secretarias municipais, nesta quarta-feira, 22, para enfrentar os impactos das fortes chuvas registradas entre a madrugada e o amanhecer do dia anterior. Com um acumulado de 91mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), as precipitações provocaram alagamentos em algumas áreas, mas não foram registrados desabamentos, vítimas ou danos significativos.

O prefeito André Barreto acompanhou desde as primeiras horas as equipes em visitas às áreas mais afetadas pelos alagamentos. As ações emergenciais envolveram as secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Conservação e Segurança, com a Defesa Civil.

As vistorias ocorreram em locais como o entorno do Mercado Walter Peixoto, no Canal do Rio Grangeiro, a Rua José Tavares Bezerra, na ponte sobre o Rio Saco — entre os bairros Santa Luzia e Mirandão —, além de pontos do Centro e estradas vicinais de diversas localidades.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de pessoas desabrigadas ou desmoronamentos. A Secretaria de Serviços Públicos e Conservação intensificou os trabalhos de limpeza nas áreas críticas, promovendo a retirada de lama, lixo e entulhos, tanto no Centro quanto nos bairros.

Já a Secretaria de Infraestrutura realizou intervenções nos trechos mais afetados do Canal do Rio Grangeiro, corrigindo erosões e buracos. "Percorremos todo o Canal para identificar os problemas e realizar as intervenções necessárias", destacou o secretário Lucas Maximino.

Na ponte sobre o Rio Saco, foram realizadas a limpeza e a remoção de detritos, incluindo lama e galhos, que dificultavam o escoamento. A alternativa para conter o acúmulo de água, foi alargar mais o fluxo do rio, para evitar novos alagamentos.

O Secretário de Infraestrutura do Crato, Lucas Maximino, também verificou a situação das estradas vicinais, nas áreas da Bebiba Nova e Santa Rosa, locais que apresentaram demandas mais urgentes. Foram identificadas vias com grandes erosões e máquinas serão direcionadas para atuar nos pontos críticos, para que os fluxos sejam liberados de forma urgente nesses espaços.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024