NOTÍCIAS

22-ABR-2021

Prefeitura do Crato inaugura a praça Dona Ceicinha, no Seminário, nesta sexta-feira (23)

#Infraestrutura POR COMUNICAÇÃO 22 DE ABRIL DE 2021

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura, entrega oficialmente a praça Dona Ceicinha, no bairro Seminário, após revitalização e reforma do equipamento. O espaço agora conta com play ground, paisagismo, novo gramado, iluminação em LED, além de oferecer mais acessibilidade com rampas, piso podotátil e intertravado. A solenidade de inauguração da praça, acontecerá de forma online, respeitando o decreto de distanciamento social, nesta sexta-feira, 23, às 18h, transmitida pelas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal do Crato.

Os moradores do bairro Seminário agora têm mais um espaço de convivência e lazer, com conforto e segurança para toda a família. O Prefeito José Ailton Brasil ressalta o compromisso da gestão em cuidar das pessoas e oferecer espaços públicos revitalizados para prática de atividades físicas e convivência. "Estamos aqui na praça Dona Ceicinha, onde fizemos uma ampla reforma, melhorando o paisagismo, acessibilidade e iluminação. Essa reforma faz parte de um amplo projeto de revitalização das praças do Crato", ressalta o Prefeito convidando a população para assistir a live de inauguração do equipamento, que ocorrerá nesta sexta-feira, às 18h.

Memória histórica

A Praça Dona Ceicinha é bastante conhecida no Crato. Um lugar de encontros, que recebe muitos visitantes durante os festejos do padroeiro do Seminário, São José, na tradicional Festa das Pitombas. O que poucos sabem é que a praça homenageia Maria Arraes Simeão, popularmente conhecida como Mãe Ceicinha, que foi uma parteira de grande serviço prestado às famílias cratenses.

A historiadora, Iapunira Campos, comenta que além de parteira, Dona Ceicinha, foi também vereadora, no Crato. "Dona Ceicinha era muito querida. Quando chamada, dava assistência às parturientes e não cobrava nada, as pessoas davam pequenos agrados, que, depois de muita insistência, ela recebia", comenta.

Melhorias

Além do paisagismo, o equipamento conta com nova infraestrutura. "Fizemos toda a troca do piso por um intertravado com duas cores, cinza e vermelho, para dar um visual bonito. Revitalizamos todos os canteiros e as estruturas de coreto, trocamos toda a iluminação por lâmpadas de LED", explica o Secretário de Infraestrutura Italo Samuel Dantas sobre a reforma, dando ênfase a questão da acessibilidade. "Nossa ideia foi promover acessibilidade para os cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil. Tudo isso foi realizado na praça para trazer todo o conforto que a população merece", destaca.

O aposentado, Lourival dos Santos, 82 anos, mora no entorno da pracinha desde criança e lembra que antes esse era um terreno onde os jovens jogavam futebol. "Quando a pracinha foi inaugurada, tinha um retrato de uma senhora muito conhecida e querida aqui no Crato, Dona Ceicinha Arraes, uma parteira que era bastante procurada e ajudou muitas mulheres gestantes", relembra o morador, declarando estar muito feliz com a reforma da praça. "Para mim é um sonho ver essa praça reformada, por isso eu pedi ao Prefeito quando ele veio por aqui para ajeitar nossa pracinha", disse.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Seminário Cultura Indígena x Mudanças Climáticas encerra o Crato Indígena 2024

Encerrando o Crato Indígena 2024, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipa [...]

#Finanças Há 1 dia(s)

Crato realiza audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFI [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Febre Aftosa: Crato vacinará cerca de 26 mil bovinos e bubalinos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídr [...]

#ServiçosPúblicos Há 1 dia(s)

Cata Treco percorre dois distritos nesta sexta-feira, 19

O Cata Treco percorre os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra nesta sexta-feira, 1 [...]

#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Abertura do Crato Indígena 2024 leva atividades do dia a dia de uma aldeia para a população

"O Crato é Um, é Oca!". Com esse tema, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Prefeitura do Crato realiza primeiro Circuito de Feiras da Agricultura Familiar de 2024

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídr [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Serviços emergenciais e preventivos de manutenção viária seguem intensificados, no Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue com diversas fren [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Retomada obra da Escola de Monte Alverne

A Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias de Educação e Infraestrutura, retomou a [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito