NOTÍCIAS

11-FEV-2021

Prefeito do Crato participa de reunião com os povos de terreiros

#ADMINISTRAÇÃO POR VANDERLAN 11 DE FEVEREIRO DE 2021 359

Um momento de diálogo com os povos de terreiros foi realizado na noite desta quinta-feira, 11, pelo prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, e os integrantes de religiões de matriz africana, no Município, com a finalidade de reivindicar políticas voltadas para a prática dos cultos, sem preconceito, discriminação e até mesmo ações de violência, além de solicitarem a desburocratização de alvarás para os terreiros de umbanda e candomblé e liberação de áreas em meio à natureza, a exemplo de riachos com quedas de água para a vivência dos cultos. A reunião foi realizada no terreiro de Francisca Raimunda - Mãe Kum, no bairro São Miguel.

O Prefeito do Crato ouviu atentamente a todas as reivindicações e disse inicialmente ser contra qualquer tipo de intolerância e lembrou que, enquanto deputado, apresentou na Assembleia Legislativa uma lei penalizando qualquer tipo de discriminação, seja de raça, cor ou credo. "Não podemos aceitar a política do ódio, da discriminação e da violência", diz. O chefe do executivo ainda destacou que tudo que estiver ao seu alcance, dentro dos princípios legais, terá o apoio da administração.

Comissão

O gestor municipal pediu para ser formada uma comissão com os integrantes dos terreiros, para verificar como cada secretaria poderá empreender ações que possam minimizar os problemas enfrentados. Ele ainda destacou a importância da conscientização nesse processo de combate à discriminação, e para isso, a partir de agora será implementado nas escolas o conhecimento da Lei Maria da Penha. E essa mesma visão deverá ser mantida em termos de educação, em relação às pessoas de todas as religiões. "Será uma forma de minimizar. É inadmissível que casos de discriminação aconteçam em qualquer segmento que seja", diz ele.

A umbandista Micaele Bezerra disse que quer ter a sua religião com paz, mas infelizmente a lei ainda não ajuda. Ela solicitou ao prefeito melhores condições para a liberação dos alvarás, e com isso, os povos terem melhores condições de liberdade para os cultos. "A gente quer tocar a nossa macumba, a nossa umbanda, em paz, sem desrespeitar ninguém. Assim como as outras religiões podem ter o seu culto", disse, ao pedir apoio do Prefeito perante à lei. "A gente não é uma religião ruim, somos uma família, e vestimos branco porque a gente é de paz", disse ela. Ela ainda lembrou a discriminação existente até mesmo nas escolas em relação ao seu filho, no que diz respeito à religião.

Baba Edilson disse que ao realizar cultos na Cascata, em Crato, os umbandistas foram atacados, e há uma necessidade do diálogo com o meio ambiente. Além disso, ressaltou que deve haver melhor preparação dos profissionais de saúde no atendimento aos povos de terreiro. "Há várias intolerâncias, desde pessoas que chamam polícia nos locais, atacam terreiros e queremos fazer uma campanha de combate à intolerância", diz ele.

Propostas

O documento apresentado pelo servidor Gabriel Alencar e posteriormente entregue ao prefeito, contou com reivindicações como a criação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Matriz Africana, Políticas públicas voltadas para o povo de terreiro, voltada à antidiscriminação, além da criação da semana municipal da umbanda do Crato, a ser realizada de 12 a 19 novembro, incluindo também conferências, seminários, e a data municipal 15 novembro como o Dia da Umbanda. O documento com as propostas também será repassado ao legislativo municipal.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde

Crato divulga boletim Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Crato informa que até esta quin [...]

Há 1 dias

#Administração

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Crato, José Laurindo

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar, o faleci [...]

Há 1 dias

#Esporte

SEJU Crato reúne parceiros para implantação de Projeto de Inclusão pelo Esporte

A Secretaria de Esporte e Juventude do Crato (SEJU), realizou na manh& [...]

Há 1 dias

#Cultura

Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Política Cultural do Crato podem ser feitas online

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SE [...]

Há 1 dias

#MeioAmbiente

Mutirão de Limpeza chega à Vila São Bento, em Crato

A Vila São Bento está recebendo os serviços de li [...]

Há 1 dias

#Saúde

Secretaria de Saúde do Crato intensifica ações educativas para diminuir circulação de pessoas

A ação contribui para o trabalho diário das for&c [...]

Há 1 dias

#Saúde

Prefeito do Crato se reúne com gestores do Crajubar para definir ações integradas de combate à Covid - 19

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde dest [...]

Há 1 dias

#Saúde

Prefeitura de Crato inicia agendamento da vacinação contra Covid-19 para trabalhadores de saúde ativos acima de 60 anos

Para realizar o agendamento, é necessário acessar o site [...]

Há 2 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito