NOTÍCIAS

10-MAY-2022

Crato realiza audiência pública da LDO e lei será enviada ao legislativo até dia 15 de maio

#FINANÇAS POR COMUNICAÇÃO 10 DE MAIO DE 2022

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, realizou na manhã desta terça-feira, audiência pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 do Município do Crato. Na ocasião, houve um momento de apresentação de dados técnicos, destacando a relevância da LDO, o objetivo, além do trabalho a ser desempenhado para a sua efetivação, junto com o planejamento e a aplicação dos aspectos jurídicos. A lei será encaminhada ao legislativo até o dia 15 de maio.

O Crato vem assumindo um patamar de destaque na aplicação dos seus recursos, com transparência e equilíbrio fiscal, mantendo ao longo dos últimos anos o cumprimento da lei e a responsabilidade nos investimentos públicos. A audiência foi disponibilizada à participação do público, através da transmissão através do canal do Youtube da Prefeitura do Crato, e contou com a presença de representantes da gestão municipal, além do prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, e o Secretário de Finanças e Planejamento, Otoni Lima.

A realização da audiência pública é um instrumento legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que tem a finalidade de estimular a participação da população e garantir maior transparência na preparação das peças orçamentárias do Município. A LDO orienta a preparação da Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as diretrizes e metas do orçamento do ano seguinte. A elaboração deve ocorrer no início de cada ano fiscal, conforme previsto em lei, e deve ser encaminhada até o dia 15 de maio, para apreciação do legislativo.

O Prefeito do Crato realizou a abertura da audiência destacando o trabalho desenvolvido pelos técnicos e servidores e ressaltou a importância dessa discussão e a participação da população. "Quem mais conhece as reais necessidades é quem está na ponta, com as suas principais carências e dificuldades. A LOA vem com esse objetivo de direcionar os recursos públicos para atender os anseios da sociedade", afirma.

O chefe do executivo destacou a importância da participação da população e de todos opinarem para pensar da melhor forma as diretrizes a serem inseridas no orçamento e agradeceu a participação de todos.

O Secretário Otoni Lima disse, na ocasião, que as diretrizes implementadas pela atual gestão municipal estão pautadas na justiça fiscal, dentro do que arrecada. Ele explica que a justiça fiscal está direcionada em cobrar de quem pode pagar e isentar ao máximo quem não tem condições. O secretário ainda ressaltou a boa situação fiscal em que se encontra o município cratense, tendo como lema a eficiência e transparência dos serviços. "Nossa preocupação com os índices de transparência sempre foram muito grandes, e tivemos um avanço considerável nesse sentido", avalia. Com isso, o Crato passou a ser reconhecido entre os municípios do Estado com maior destaque no quesito transparência, e grande projeção na área de controle fiscal. A LDO intermedia o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual.

Todos os dados e investimentos realizados pela gestão, com números, foram apresentados por técnicos da gestão e através do Núcleo de Contabilidade, com resultados alcançados, além das expectativas para o ano de 2023.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ServiçosPúblicos Hoje

Parque de Exposição do Crato recebe mutirão de limpeza e organização para a Expocrato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início [...]

#Saúde Hoje

Crato inicia segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos

Nesta quarta-feira, 25, o município do Crato inicia a aplicação da segunda dose de refor [...]

#MeioAmbiente Hoje

Parceria do Crato com o Estado atua com mais de 100 jovens e beneficia meio ambiente

O projeto Agente Jovem Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, em parceria co [...]

#Educação Hoje

TCE realiza palestra com escolas da rede de ensino do Crato

A Secretaria de Educação do Crato reuniu na manhã desta terça-feira (24), alunos do 8o e [...]

#Cultura Hoje

Crato reúne cerca de mil inscritos nos cursos do Programa TCEduc

Realizadas nessa terça-feira, dia 24, no Centro de Convenções do Cariri, as atividades d [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Contrato de concessão assinado nesta segunda (23) garante universalização do esgotamento sanitário em Crato

O contrato firmado visa atender ao Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, que [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Confira a programação do Centro de Vacinação contra a Covid-19, em Crato, de 24 a 27 de maio

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga a programação [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Seis localidades cratenses discutem Plano Diretor Municipal, de 24 a 26 de maio

De 24 a 26 de maio, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito