NOTÍCIAS

13-JUL-2021

Sancionada em Crato Lei Cultura Viva

#CULTURA POR COMUNICAÇÃO 13 DE JULHO DE 2021

Entrou em vigor no último dia 30 de junho, em Crato, a Lei Cultura Viva que institui a Política Municipal de Cultura Viva do município, destinada a promover a produção e a difusão da cultura e o acesso aos direitos culturais dos diferentes grupos, coletivos e comunidades.

De iniciativa do prefeito Zé Ailton Brasil e aprovada pela Câmara Municipal, a Lei Cultura Viva tem como objetivo promover o acesso aos direitos culturais à população cratense, constituindo-se como política de base comunitária, territorial e ou temático-identitária do Sistema Municipal de Cultura do Crato.

A lei beneficiará a sociedade e, prioritariamente, os povos, grupos, comunidades e populações vulnerabilizadas socialmente por questões de classe, raça, gênero, etnia, orientação/identidade sexual, geração, deficiência, entre outros marcadores sociais e que, por conseguinte, estejam numa situação de reduzido acesso aos meios de formação, produção, registro, serviços, fruição e difusão cultural, requerendo maior reconhecimento e proteção de seus direitos sociais, culturais, políticos e econômicos, e de proteção à sua identidade cultural e sua integridade física e política.

De acordo com o arte educador Alexandre Lucas, o Cultura Viva é hoje desenvolvido nos mais diversos formatos, em 17 países da América Latina. "Nós da Comissão Cearense do Cultura Viva entendemos ser um passo muito significativo para o município do Crato a implementação da Lei Municipal de Cultura Viva, por possibilitar o protagonismo dos movimentos de cultura de base comunitária e de contribuir para redescobrir a diversidade estética, artística e narrativa dos grupos e ao mesmo tempo de ser um instrumental relevante para que a própria gestão pública tenha uma radiografia mais aproximada da realidade socioeconômica e cultural da cidade, a partir dessa perspectiva de conhecimento", destacou.

O direcionamento será promover visibilidade, cidadania e autonomia para entidades e coletivos culturais que desenvolvam ações em territorialidades, campos identitários ou temáticos historicamente invisibilizados ou mesmo violados em seus direitos, práticas e pensamentos, bem como de reflexão crítica e enfrentamento às desigualdades socioeconômicas por meio da arte e da cultura.

O Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, explicita o seu contentamento com a possibilidade de implementar uma política voltada para o público que faz cultura de base comunitária no município do Crato. "Inicialmente, iremos promover um encontro com os grupos culturais de base comunitária para apresentar a política e em seguida preparar a implementação das ações previstas na lei, a exemplo da certificação de Pontos de Cultura", enfatizou.

A Lei Cultura Viva é um marco histórico na evolução das políticas culturais. É responsável por transformar o Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida na Política Nacional de Cultura Viva, os Pontos e Pontões de Cultura.

Tornou-se a primeira política nacional criada após a institucionalização do Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/2005 - art. 2016-A) e do Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010), visando simplificar e desburocratizar os processos de prestação de contas e repasse de recursos para as organizações da sociedade civil; articulação de parceria entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a sociedade civil.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Finanças

Crato inicia elaboração do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) e fase de audiências públicas

Na manhã da segunda-feira, 02, foi realizada a primeira reuni&a [...]

Hoje

#Administração

Prefeito do Crato participa da abertura dos trabalhos legislativos

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou de forma onli [...]

Hoje

#Educação

Secretaria de Educação se reúne com comitê e debate retorno das aulas presenciais

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educaçã [...]

Hoje

#Saúde

Crato divulga boletim coronavírus

A Secretaria de Saúde do Crato apresenta seu boletim diá [...]

Há 1 dias

#Segurança

Segurança Pública inicia recadastramento de transporte alternativo e coletivo do município

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança P&ua [...]

Há 1 dias

#Saúde

Crato divulga boletim Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Crato apresenta seu boletim diá [...]

Há 2 dias

#Agricultura

Comunidade da Vila Guilherme, no Crato, ganha feira para agricultores familiares e microempreendodores rurais

A Feira da Agricultura familiar da Vila Guilherme foi inaugurada neste [...]

Há 2 dias

#Desenvolvimento

Crato inicia nesta segunda-feira, 2, Semana Municipal de Combate ao Feminicídio

Com o tema "O feminicídio de hoje foi a ameaça de ontem" [...]

Há 2 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito