NOTÍCIAS

5 de outubro de 2026

Prefeitura do Crato entrega novo CAPS Infantil à população

O equipamento, voltado para o atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes, está localizado no bairro Seminário

Por Emanuelle Magalhães 05/10/2026 #educação

Construído em uma área de 610 metros quadrados, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, inaugurou na última sexta-feira, 2 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) - Dr. José Ulysses Peixoto Neto, equipamento que fica localizado no bairro Seminário.

O CAPS Infantil conta com três salas de atendimento individual, duas salas de atividades coletivas, banheiros adaptados, sala de medicação, posto de enfermagem, farmácia, setor administrativo, refeitório, entre outros espaços. Ele terá atendimentos com psiquiatra infantil, psicólogo, psicopedagogo, assistente social, educador físico, professor de arteterapia, enfermeiro e técnico de enfermagem.

"Entregando este equipamento para a saúde do Crato, ele vem para reforçar a capacidade do município de ampliar o acesso das pessoas a esse tipo de tratamento. A gente precisa ser exemplo de acolhimento. E é de mãos dadas que vamos continuar avançando mais e mais", reforçou o prefeito André Barreto durante sua fala para falar da importância da entrega do CAPS Infantil para o município do Crato.

Representando a família do homenageado, a filha Eunice Peixoto destacou a importância do serviço do CAPS I, e falou da trajetória do seu pai, onde segundo ela, dedicou grande parte da sua medicina em ajudar o próximo. "Essa homenagem é para a família, mas a partir de hoje ela pertence a cidade. Que aqui, crianças e adolescentes encontrem acolhimento quando estiverem passando por momentos difíceis", disse.

A Secretária de Saúde, Sheyla Martins, falou sobre o funcionamento do CAPS I, que será de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, com atendimento regulado pela Secretaria Municipal de Saúde junto às Equipes de Saúde da Família do nosso município, e em casos de urgência e emergência, o paciente deve ser levado diretamente ao equipamento.

Estiveram presentes na inauguração, as Secretárias Executivas de Saúde, Clara Saionara e Sara Cardoso, respectivamente; o Secretário de Infraestrutura, Lucas Maximino; filhos e neto do homenageado, Jorge André, Ulysses Filho e Raimundo Maia; o médico psiquiatra que irá atender no CAPS I, Cícero Artur; o Presidente da Associação de Pró Melhoramento do bairro Seminário, Genival Soares de Brito; o representante da construtora NAG, Alfredo Alencar; e o vereador Júnior da Cachoeira.

 

Deixe seu comentário